Domingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Ministro Barroso visita Fórum Digital de Rondônia e segue para Humaitá

Presidente do STF foi recebido em Porto Velho pelo desembargador Raduan Miguel


Ministro Barroso visita Fórum Digital de Rondônia e segue para Humaitá - Gente de Opinião

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, realizou uma visita significativa ao Fórum Digital de Candeias do Jamari, em Rondônia, na segunda-feira, dia 17 de junho. O projeto do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem se destacado nacionalmente, sendo premiado com o Innovare, conhecido como o "Oscar da Justiça Brasileira".

O Fórum Digital é uma iniciativa inovadora do TJRO, implantada em seis localidades no estado de Rondônia, que promove a inclusão digital e facilita o acesso dos cidadãos(ãs) aos serviços judiciários. A estrutura moderna e funcional permite que processos sejam agilizados e que os(as) cidadãos(ãs) possam resolver suas pendências jurídicas de maneira simples e rápida. A relevância do projeto é tamanha que o Conselho Nacional de Justiça recomendou sua implementação em todo o judiciário nacional.

Durante a visita ao Fórum Digital de Candeias do Jamari, o ministro Barroso foi acompanhado pelo presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, que destacou as funcionalidades e os benefícios do fórum para a comunidade local. Além do presidente do TJRO, estiveram presentes o desembargador Daniel Lagos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) e o juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti.

Após a visita ao Fórum Digital de Candeias do Jamari, o ministro Barroso seguiu para Porto Velho, de onde se deslocou para Humaitá, no sul do Amazonas. Em Humaitá, Barroso participou de uma solenidade oficial, oportunidade em que foi firmado o termo de cooperação técnica entre os Tribunais de Justiça de Rondônia, do Acre e Amazonas, com objetivo de facilitar o acesso à Justiça nas localidades mais afastadas dos centros urbanos. O presidente Raduan destacou a importância de levar cidadania aos brasileiros vulneráveis nesta região. A atuação itinerante da Justiça, que tem Rondônia como pioneira dessa prática no país, foi enaltecida pelo desembargador, pois a itinerância do judiciário hoje tem vultuosidade em nível nacional, sendo abraçada pelo CNJ e STF, capitaneados pelo ministro Barroso. A visita do ministro ao Amazonas demonstra a importância de levar a justiça mais próxima do cidadão, reforçando a presença do Judiciário em regiões mais remotas do país.

Fórum Digital

Para o presidente do TJRO, a presença do ministro Barroso em Rondônia e Amazonas reforça o compromisso do STF e do CNJ com a modernização e a acessibilidade do sistema judiciário brasileiro. Segundo Raduan Miguel, a visita ao Fórum Digital de Candeias do Jamari não só celebra o sucesso da iniciativa rondoniense, mas também serve como exemplo para outras regiões do país, incentivando a replicação de práticas que promovem a eficiência e a inclusão no Judiciário.

O juiz secretário-geral destacou que o Fórum Digital representa a modernização do Judiciário brasileiro e a democratização do acesso à justiça, garantindo que serviços essenciais estejam disponíveis para todos(as) os(as) cidadãos(ãs), independentemente de sua localização geográfica.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ex-deputado estadual de RO tem condenação mantida por corrupção

Ex-deputado estadual de RO tem condenação mantida por corrupção

Ex-deputado estadual (ALE-RO), Zequinha Araújo, não conseguiu absolvição da acusação do crime de corrupção no Tribunal de Justiça de Rondônia. Ele f

MPF recomenda que Estado de Rondônia apresente cronograma de recuperação de escola indígena

MPF recomenda que Estado de Rondônia apresente cronograma de recuperação de escola indígena

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc/RO) para que elabore um cronograma de

MPF em Porto Velho (RO) abre processo seletivo para estagiários de nível superior

MPF em Porto Velho (RO) abre processo seletivo para estagiários de nível superior

Estudantes de nível superior interessados em estagiar no Ministério Público Federal (MPF) em Porto Velho (RO) já podem se inscrever no processo sele

TCE, MPC e Estado debatem acordo para melhorias na saúde pública de Rondônia

TCE, MPC e Estado debatem acordo para melhorias na saúde pública de Rondônia

Nesta segunda-feira (15/7), representantes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e da Admin

Gente de Opinião Domingo, 21 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)