Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Memorial-14 da Justiça do Trabalho é reaberto à visitação pública

O espaço Memorial do TRT-14 abriga objetos que fizeram parte da trajetória da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre, bem antes da implantação do Tribunal.


Memorial-14 da Justiça do Trabalho é reaberto à visitação pública - Gente de Opinião

O espaço Memorial-14 do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), foi reaberto oficialmente à visitação pública na tarde desta quarta-feira (14). O local ficou fechado à visitação por três anos, por conta da pandemia da Covid-19. Para a  reabertura o espaço passou por revitalização para melhor abrigar o seu acervo, que conta com diversos objetos que fizeram parte da trajetória da Justiça do Trabalho, bem antes da implantação do TRT-14, em 1986.

São registros históricos de processos que datam da década de 70, e expõe relatos da história desde de 12 de junho de 1973, quando foi instalada a Junta de Conciliação e Julgamento de Porto Velho/RO e de 14 de junho do mesmo ano, quando foi instalada a Junta de Conciliação e Julgamento de Rio Branco/AC. As datas foram homenageadas pelo juiz Auxiliar da Presidência, Augusto Nascimento Carigé, que representou o desembargador-presidente do tribunal, Osmar J. Barneze, que não pode estar presente em razão de outros compromissos.

O juiz Auxiliar da Presidência destacou em seu pronunciamento a trajetória das duas Unidades, que completaram essa semana, bodas de ouro, e ressaltou a importância da implantação das Varas para a sociedade Acreana e Rondoniense. “Hoje com as 32 Varas do Trabalho espalhadas por toda a extensão territorial de Rondônia e Acre,  já é um desafio grande, imagina naquela época com apenas duas Varas existentes para atender toda a população dessas regiões”.

Em seguida, o magistrado falou sobre a reabertura do Memorial-14. “Essa é uma semana pra se comemorar muito, porque marca os 50 anos da chegada da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre e também a reabertura do Memorial, um espaço de grande importância para manter viva a história do tribunal. Além disso, cumprimos com o que diz a Constituição Federal, de garantir o acesso à informação, como direito fundamental, além do próprio acesso à cultura”, destacou Carigé.

A cerimônia de reabertura do Memorial-14, foi organizada pela Coordenadoria de Gestão Documental Arquivo e Memória do Tribunal, representada pela coordenadora Raimunda Brito que ressaltou a importância de todos os servidores (as) que ajudam no trabalho de manter viva a memória do regional. “O resultado do nosso trabalho seja aqui no Memorial-14, que é um espaço público, ou seja lá no Arquivo Geral, que é um espaço mais reservado, porém também aberto a visitação, só é possível por conta de uma equipe que trabalha unida, e eu agradeço a todos que colaboram para a preservação da história do nosso regional”.  

O cidadão que tiver interesse em conhecer a história da Justiça Trabalhista de Rondônia e Acre, pode visitar o espaço de segunda a sexta-feira das 7h30 às 14h30. Se a visitação for em grupo, é preciso fazer o agendamento com a Coordenadoria de Gestão Documental Arquivo e Memória do Tribunal que acompanhará os visitantes.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)