Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Lula - Gilmar Mendes pede vista no pedido de habeas corpus


 Lula - Gilmar Mendes pede vista no pedido de habeas corpus - Gente de Opinião

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes pediu vista do pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Segunda Turma da Corte. Segundo o ministro, o caso deve ser retomado antes do recesso de fim de ano na Corte.


A suspensão do julgamento ocorreu quando o placar do julgamento estava em 2 votos a 0 contra o pedido dos advogados de Lula. Os votos foram proferidos pelo relator Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia. Ainda faltam dos votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.


O colegiado começou a julgar nesta tarde pedido no qual a defesa de Lula requer a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP) e a anulação da sentença, além da soltura imediata do ex-presidente.


No pedido de habeas corpus, os advogados de Lula argumentam que a indicação do ex-juiz federal Sergio Moro para o Ministério da Justiça no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, demonstra parcialidade do ex-magistrado e também que ele agiu “politicamente”. Moro assumirá o comando da pasta em janeiro e renunciou à magistratura.


Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba após ter sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


Sergio Moro nega qualquer irregularidade em sua conduta e diz que a decisão de participar do futuro governo ocorreu depois de medidas tomadas por ele contra o ex-presidente.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MP atua junto a órgãos de trânsito para manter redução de acidentes no carnaval e evitar sobrecarga na saúde

MP atua junto a órgãos de trânsito para manter redução de acidentes no carnaval e evitar sobrecarga na saúde

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) está atuando junto a órgãos de trânsito para manter a tendência de queda dos acidentes com vítimas durante o

Atuação do MPF confirma melhorias estruturais e segurança da água no campus da Unir (RO) em Porto Velho

Atuação do MPF confirma melhorias estruturais e segurança da água no campus da Unir (RO) em Porto Velho

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) confirmou que houve a regularização do abastecimento de água no campus da Universidade Federal de Rond

TRT-14 alinha ações para garantir uma Justiça cada vez mais rápida e eficiente

TRT-14 alinha ações para garantir uma Justiça cada vez mais rápida e eficiente

Comprometido com a excelência dos serviços oferecidos à população, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou nesta segunda-feira

MPRO obtém a condenação definitiva de ex-servidor público por improbidade administrativa em Pimenta Bueno

MPRO obtém a condenação definitiva de ex-servidor público por improbidade administrativa em Pimenta Bueno

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação definitiva de um ex-servidor da Defensoria Pública de Rondônia pela prática de ato de im

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)