Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Justiça prepara casamento comunitário para quase 50 casais indígenas da etnia Gavião, em Ji-Paraná

Respeitando a cultura indígena, a cerimônia deve obedecer às tradições da etnia.


Justiça prepara casamento comunitário para quase 50 casais indígenas da etnia Gavião, em Ji-Paraná - Gente de Opinião

Em uma iniciativa inédita no Judiciário Rondoniense, a Justiça Rápida Itinerante realiza uma grande cerimônia de casamento comunitário na aldeia Ikólóehj (Gavião), na terra indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná. Aproximadamente 50 casais da etnia Gavião devem participar. 

Respeitando a cultura indígena, a cerimônia será realizada no próximo sábado, 1º de junho, adaptada para obedecer aos ritos tradicionais da etnia. 

Os casamentos são realizados devido ao desejo dos indígenas em ter reconhecidas legalmente suas relações, já que a partir disso são facilitados os acessos a direitos e serviços. 

Em meados de maio, aconteceram as audiências de conversão da união estável em casamento no barracão central da aldeia. Na oportunidade, 49 casais tiveram a decisão homologada pelo juiz Oscar Alves e os parceiros da ação, a promotora de justiça Aline de Souza Bezerra e o defensor público João Verde Navarro França Pereira. Além deles, servidores do judiciário se empenharam para levar a estrutura até a aldeia e garantir o atendimento.

Depois dessas audiências, foram lavradas as certidões de casamento, que serão entregues durante a cerimônia realizada no próximo sábado, 1º de junho. 

A Justiça Rápida Itinerante é realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Criança acorrentada: MP o obtém condenação de pai e madrasta a pena de 25 anos, cada um

Criança acorrentada: MP o obtém condenação de pai e madrasta a pena de 25 anos, cada um

O Ministério Público de Rondônia obteve no Poder Judiciário a condenação, por tortura e outros três crimes, do pai e da madrasta de uma criança de 1

MPRO e Polícia Civil deflagram operação Fraternum

MPRO e Polícia Civil deflagram operação Fraternum

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por intermédio de seu Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP) e da 5ª Promotoria d

Ministro Barroso visita Fórum Digital de Rondônia e segue para Humaitá

Ministro Barroso visita Fórum Digital de Rondônia e segue para Humaitá

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, realizou uma visita significa

MPRO abre processo seletivo para inscrições para estágio de nível médio, superior e pós-graduação

MPRO abre processo seletivo para inscrições para estágio de nível médio, superior e pós-graduação

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) anunciou a abertura das inscrições para o Processo de Seleção de Estagiários Administrativos de Ní

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)