Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Família vai de carro de boi até o barco da Justiça para obter atendimento


Família vai de carro de boi até o barco da Justiça para obter atendimento - Gente de Opinião

Vanessa Caetano dos Reis saiu a pé, na quarta-feira, à tarde, de sua casa, localizada na Linha P 17, Setor 10, e foi até a propriedade da mãe, distante 7 quilômetros. No dia seguinte, quinta, 13 de junho, pegou um carro de boi emprestado e seguiu para a Gleba Rio Preto, onde o barco da Justiça estava atracado. Ao todo foram 17 quilômetros percorridos até a comunidade atendida pela Justiça Itinerante no Baixo Madeira.

Mãe de seis filhos, precisava levá-los para fazer os documentos de identidade dos três menores e o CPF de todos eles. Os documentos RGs dos três mais velhos foram emitidos na operação anterior, quando o barco passou pela comunidade, em maio do 2018.

glebaRpreto

Moleque, como foi batizado o boi, trouxe toda a família na carroça em um único trajeto, uma “picada” aberta no meio da floresta. A jornada valeu a pena, pois todas as crianças saíram do barco com a confirmação da cidadania. “Deslocar até Porto Velho fica complicado, o barco vir aqui favorece a gente, né?”, comentou a agricultora ao registrar o momento numa foto com todos reunidos.

A pequena saga da família Reis exemplifica a necessidade das comunidades ribeirinhas e suas dificuldades em ter acesso a serviços tão simples, que no cotidiano da cidade representam quase nada, mas para um programa institucionalizado do Poder Judiciário configura um grande esforço de garantia aos direitos mais básicos.

“É muito gratificante ver a população sair daqui com seus anseios atendidos. Para isso empreendemos todos os nossos esforços, inclusive nos deslocando a pé ou de voadeira, para notificar as partes, em caso de conflitos. Nosso objetivo é a pacificação social”, disse a juíza Fabíola Inocêncio, coordenadora da Justiça Rápida.

Além do Tudo Aqui Móvel, que garante os documentos de identidade, também integra a operação o cartório Carvajal, registrando nascimentos, óbitos e realizando casamentos. O TRE também regulariza o título de eleitor e isenta o cidadão de multas.

Sexta-feira e sábado, 14 e 15 de junho, a Justiça Itinerante atende no distrito de Calama, um dos maiores do Baixo Madeira, e por esta razão o que geralmente tem maior demanda. Por isso é a única comunidade com dois dias de atendimento no barco da Justiça.

 

GlebaRPretocollage3

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TJRO leva serviços da Justiça Rápida à 1ª Agrotec em Porto Velho

TJRO leva serviços da Justiça Rápida à 1ª Agrotec em Porto Velho

Os serviços da Justiça Rápida estarão à disposição da população na 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec) em Porto V

MPF recomenda ao Incra retomada do processo de regularização e destinação para reforma agrária de fazenda em RO

MPF recomenda ao Incra retomada do processo de regularização e destinação para reforma agrária de fazenda em RO

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) adote, de forma imedi

TJRO institui o Programa “Entrega Protegida” com foco em acolhimento humanizado e segurança jurídica

TJRO institui o Programa “Entrega Protegida” com foco em acolhimento humanizado e segurança jurídica

O Tribunal de Justiça de Rondônia instituiu, por meio do Ato Conjunto nº 19/2025 - PR-CGJ-CIJ, o Programa Entrega Protegida, iniciativa voltada ao a

MPRO e forças de segurança iniciam operação de desocupação na Estação Ecológica Samuel

MPRO e forças de segurança iniciam operação de desocupação na Estação Ecológica Samuel

Deflagrada nesta terça-feira (25/11), a Operação Aruanã, denominação inspirada na figura do aruanã, tradicionalmente compreendido como espírito prot

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)