Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Escola Superior do Ministério Público de Rondônia é instalada e contribuirá para o desenvolvimento científico do Estado


Escola Superior do Ministério Público de Rondônia é instalada e contribuirá para o desenvolvimento científico do Estado  - Gente de Opinião

A criação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Lei Complementar nº 1.030, de 16 de julho de 2019, agora efetivamente instalada, vai promover academicamente a produção de conhecimento científico de membros, servidores e estagiários, trazendo evidente capacitação e aperfeiçoamento dos integrantes da Instituição, contribuindo para a melhor prestação de serviços a toda a sociedade rondoniense.


Dentre os objetivos da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia estão: iniciar novos integrantes da Instituição no desempenho de suas funções institucionais; aperfeiçoar e atualizar a capacitação técnico-profissional dos Membros, Servidores e estagiários do MPRO; desenvolver projetos e programas de pesquisas na área jurídica; zelar pelo reconhecimento e a valorização do MPRO como instituição essencial à função jurisdicional do Estado e promover ações de qualificação e capacitação voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo de membros e servidores, com foco na qualidade de vida.

A Escola terá corpo próprio de docentes e instrutores e atenderá entidades e órgãos públicos parceiros, abrindo a estes, oportunidades de vagas em cursos e treinamentos, estimulando a cooperação em busca de melhor aperfeiçoamento do conhecimento em nosso Estado.


Outro aspecto importante da criação e instalação da Escola é proporcionar o início do processo de sua transformação em Escola de governo, o que viabilizará a realização própria de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como, de uma editora própria para publicação de obras de interesse da Instituição e da sociedade em geral.


A escola conta ainda, com um sistema de gerenciamento de eventos, disponível no endereço http://esmpronet.mpro.mp.br/, onde os interessados podem consultar todas as informações sobre os eventos promovidos pela ESMPRO, bem como, às inscrições, emissão de certificados aos participantes, videoteca, bibliotecas virtuais e a Revista Jurídica do MP.


A administração da Escola será exercida pelo Diretor-geral, Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho, escolhido pelo Procurador-Geral de Justiça, que apreciará e deliberará, previamente, sobre todos e quaisquer assuntos pendentes para concretização das ações da unidade, e em seus impedimentos o cargo será exercido pelo Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça Rápida Itinerante: operação em Porto Velho faz 172 audiências

Justiça Rápida Itinerante: operação em Porto Velho faz 172 audiências

O sábado foi de cidadania na zona sul de Porto Velho, com mais uma operação da Justiça Rápida Itinerante. Na Escola Municipal Vicente Rondon foram

Ação do MPF pede condenação de mineradoras e indenização de R$ 8 milhões por destruição de grutas em Rondônia

Ação do MPF pede condenação de mineradoras e indenização de R$ 8 milhões por destruição de grutas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) defendeu a condenação de mineradoras pela destruição de cavidades naturais subterrâneas na área da Usina Félix Fl

MPF e MP/RO garantem fornecimento gratuito de canabidiol a criança com epilepsia grave

MPF e MP/RO garantem fornecimento gratuito de canabidiol a criança com epilepsia grave

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) obtiveram decisão para obrigar a União a fornecer, de forma

TJRO mantém condenação de banco por empréstimo consignado fraudulento contra aposentada

TJRO mantém condenação de banco por empréstimo consignado fraudulento contra aposentada

Os julgadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) mantiveram a sentença do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Rolim de Mou

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)