Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade


OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade - Gente de Opinião

A OAB é a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, lançado nesta segunda-feira(02), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Rio de Janeiro.

Entre as instituições pesquisadas juntamente com a Ordem, o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, pelos movimentos sociais 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%. 

“Vejo esse índice como um grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia. É também uma grande responsabilidade para a Ordem, que não pode se afastar dos seus princípios e deve seguir firme no papel de defesa dos direitos do cidadão, da Constituição e da democracia”, avalia Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

Elton Assis, presidente da OAB Rondônia, reforça que o papel vigilante da Ordem tem sido defendido com galhardia por advogados abnegados que optam por dedicar parte do seu tempo em servir a OAB, “uma causa nobre e que só engrandece a nossa advocacia que abraça com entusiasmo a causa em defesa da igualdade social, da democracia e da cidadania”.

O presidente da OAB Rondônia destaca, especialmente, as grandes conquistas defendidas ou encampadas pela OAB que promoveram mudanças significativas no país, como:  a campanha “Diretas Já”; a “Lei do Ficha Limpa”; o fim dos investimentos de empresas em campanhas eleitorais; a aprovação do pacote com as “10 Medidas contra a Corrupção”; as conquistas em defesa da livre manifestação, liberdade de expressão, entre outras.

“Dentro de nossa realidade devemos sempre lembrar da presença da OAB quando da elaboração da Constituição Estadual de Rondônia; atos em defesa de eleições limpas nas campanhas eleitorais, e mais recentemente, as campanhas e ações promovidas pela OAB/RO na luta para maior dignidade, igualdade de direitos e assistência às mulheres vítimas de violência”, ressalta Assis.

O estudo aponta que, entre os poderes da República, o Judiciário tem o maior índice de confiança da população, com 52%, à frente do Poder Executivo, que pontua 34%, e do Legislativo, com 19%. Para a sociedade o Judiciário é o que cumpre melhor o seu papel entre os três poderes, com índice de 33%. 

A pesquisa foi encomendada pela AMB e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no período de agosto de 2018 a outubro de 2019. O estudo ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça, com subcoordenação da presidente da AMB, Renata Gil.

 

Com informações da AMB e da OAB Nacional 

Mais Sobre Direito

Porto Velho recebe curso de Gestão de Emoção para Advogados e Advogadas

Porto Velho recebe curso de Gestão de Emoção para Advogados e Advogadas

O autocontrole, a facilidade em reconhecer emoções e a empatia são temas que fazem parte da inteligência emocional, uma habilidade essencial para aper

Presidente da OAB/RO comemora início da vigência da Lei de Abuso de Autoridade/RO

Presidente da OAB/RO comemora início da vigência da Lei de Abuso de Autoridade/RO

Entrou em vigor nesta sexta-feira(03), a Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019). A partir de agora, uma série de condutas por parte dos age

Júri a distância: existe?

Júri a distância: existe?

O Tribunal do Júri é um mecanismo que existe, no Brasil, desde 1822 e, atualmente, está previsto na Constituição Federal de 1988. Também conhecida

Quais os direitos da pessoa com câncer?

Quais os direitos da pessoa com câncer?

O ciclo normal das células do corpo humano é crescer, se dividir e morrer. Portanto, é muito normal que as células do corpo humano se dividam para c