Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião

Direito

OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade


OAB está entre as instituições com melhor reconhecimento pela sociedade - Gente de Opinião

A OAB é a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, lançado nesta segunda-feira(02), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Rio de Janeiro.

Entre as instituições pesquisadas juntamente com a Ordem, o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, pelos movimentos sociais 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%. 

“Vejo esse índice como um grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia. É também uma grande responsabilidade para a Ordem, que não pode se afastar dos seus princípios e deve seguir firme no papel de defesa dos direitos do cidadão, da Constituição e da democracia”, avalia Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

Elton Assis, presidente da OAB Rondônia, reforça que o papel vigilante da Ordem tem sido defendido com galhardia por advogados abnegados que optam por dedicar parte do seu tempo em servir a OAB, “uma causa nobre e que só engrandece a nossa advocacia que abraça com entusiasmo a causa em defesa da igualdade social, da democracia e da cidadania”.

O presidente da OAB Rondônia destaca, especialmente, as grandes conquistas defendidas ou encampadas pela OAB que promoveram mudanças significativas no país, como:  a campanha “Diretas Já”; a “Lei do Ficha Limpa”; o fim dos investimentos de empresas em campanhas eleitorais; a aprovação do pacote com as “10 Medidas contra a Corrupção”; as conquistas em defesa da livre manifestação, liberdade de expressão, entre outras.

“Dentro de nossa realidade devemos sempre lembrar da presença da OAB quando da elaboração da Constituição Estadual de Rondônia; atos em defesa de eleições limpas nas campanhas eleitorais, e mais recentemente, as campanhas e ações promovidas pela OAB/RO na luta para maior dignidade, igualdade de direitos e assistência às mulheres vítimas de violência”, ressalta Assis.

O estudo aponta que, entre os poderes da República, o Judiciário tem o maior índice de confiança da população, com 52%, à frente do Poder Executivo, que pontua 34%, e do Legislativo, com 19%. Para a sociedade o Judiciário é o que cumpre melhor o seu papel entre os três poderes, com índice de 33%. 

A pesquisa foi encomendada pela AMB e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no período de agosto de 2018 a outubro de 2019. O estudo ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça, com subcoordenação da presidente da AMB, Renata Gil.

 

Com informações da AMB e da OAB Nacional 

Mais Sobre Direito

Divórcio Consensual Judicial – Prático e Rápido

Divórcio Consensual Judicial – Prático e Rápido

O divórcio consensual é previsto pelo Código de Processo Civil (CPC), do art. 731 ao art. 733 do Novo CPC. É uma das maneiras mais rápidas para ence

A advocacia fortalece a cidadania e o sentimento de justiça na sociedade

A advocacia fortalece a cidadania e o sentimento de justiça na sociedade

Muitas pessoas acham que só vão precisar de um advogado se terminarem um casamento, processarem uma empresa, forem vítimas ou cometerem um crime. O

Casa Juntos Pela Advocacia, espaço de encontro para advogados e advogadas, é aberta em Porto Velho

Casa Juntos Pela Advocacia, espaço de encontro para advogados e advogadas, é aberta em Porto Velho

Pela primeira vez na história das corridas pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, a categoria terá um local específico

Jovens advogados e advogadas enfrentam falta de experiência e alta concorrência para entrar no mercado de trabalho

Jovens advogados e advogadas enfrentam falta de experiência e alta concorrência para entrar no mercado de trabalho

Foi-se o tempo em que o principal desafio de advogados e advogadas recém-saídos da universidade era passar no exame de Ordem ou que os profissionais