Segunda-feira, 3 de junho de 2019 - 19h56

"Mais do que um momento de festa, é uma dádiva à reflexão. Refletir sobre o tempo, me faz lembrar que, ainda jovem, iniciei no Ministério Público, acompanhando pare passu a evolução daquela instituição. Experimentei todo o tipo de dificuldades, como a falta de energia nos municípios onde atuei". Foi apontando os desafios enfrentados durante a sua trajetória profissional que o desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos começou seu discurso, na tarde da quinta-feira, 30, durante a sessão solene de outorga do Título de Cidadão Honorário de Rondônia no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).
A proposição partiu do presidente da casa legislativa, deputado Laerte Gomes, que reconheceu os relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia. O presidente da ALE-RO destacou que "a Assembleia Legislativa, Executivo e Judiciário estão juntos e unidos, com um pensamento só: fazer o melhor pelo povo de Rondônia”.

Durante o discurso de agradecimento, o desembargador emocionou-se e afirmou ser muito grato. "Rondônia adotou muitos filhos e deu a eles esperança. Eu sou um deles! E sou grato por esta honraria que hoje recebo, sendo a mais significativa, entre as muitas que fui agraciado. Materializa o que sinto na alma: ser cidadão deste grandioso Estado, com muito orgulho", frisou.
O desembargador fez questão de defender o papel da democracia na sociedade. "A democracia é um grande condomínio coletivo. Enquanto um brasileiro estiver jogado ao abandono, não existirá democracia", disse.
A respeito da honraria, o desembargador destacou seu sentimento de orgulho. “Afirmo ter sido a maior honraria dentre as muitas com que fui agraciado. Eu não tenho dúvida; exterioriza, materializa, o que eu sinto na alma, que é o orgulho de ser, de fato, cidadão desse generoso estado, que, alhures, me acolheu como mais um brasileiro que, reunindo forças e coragem, participou de um dos maiores êxodos em tempo de paz. Recebo esse galardão com compromisso de continuar como pioneiro destemido a contribuir para o progresso desse valioso estado”, concluiu.
Durante o evento foram exibidos vídeos sobre a trajetória do homenageado, com depoimentos de amigos e familiares.
Trajetória
O desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos é natural de Santos (SP). Tornou-se advogado em 1977. Em 1984, tomou posse no Ministério Público e foi designado para o exercício dos cargos de promotor de justiça de 3ª entrância, titular da 1ª Promotoria da Comarca de Porto Velho, com atuação na Vara da Fazenda Pública, e diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais. Posteriormente, foi promovido para o cargo de procurador de justiça. Gilberto exerceu diversas funções paralelas, tendo sido, inclusive, o fundador da Escola Superior do Ministério Público. É autor de diversas publicações de trabalhos jurídicos.
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
TJRO leva serviços da Justiça Rápida à 1ª Agrotec em Porto Velho
Os serviços da Justiça Rápida estarão à disposição da população na 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec) em Porto V

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) adote, de forma imedi

TJRO institui o Programa “Entrega Protegida” com foco em acolhimento humanizado e segurança jurídica
O Tribunal de Justiça de Rondônia instituiu, por meio do Ato Conjunto nº 19/2025 - PR-CGJ-CIJ, o Programa Entrega Protegida, iniciativa voltada ao a

MPRO e forças de segurança iniciam operação de desocupação na Estação Ecológica Samuel
Deflagrada nesta terça-feira (25/11), a Operação Aruanã, denominação inspirada na figura do aruanã, tradicionalmente compreendido como espírito prot
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)