Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Justiça

Ampro lança campanha “Eu Atuo Contra a Corrupção” com VT e material para site e redes sociais


Ampro lança campanha “Eu Atuo Contra a Corrupção” com VT e material para site e redes sociais - Gente de Opinião

Em mais uma ação em prol da sociedade, a Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro) acaba de lançar a campanha “Eu Atuo Contra a Corrupção”. O objetivo é mostrar o trabalho feito pelos membros do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) para coibir esse mal que assola e prejudica toda a população do país. Em 2019, a iniciativa conta com um VT e artes produzidos pela associação. Veja o vídeo.

“O nosso intuito é mostrar o trabalho de excelência feito pelos membros do Ministério Público de Rondônia no combate à corrupção em todas as esferas e chamar a população para realizar denúncias contra esse tipo de prática”, conta o presidente em exercício da Ampro, o procurador de Justiça Carlos Grott.

A campanha também terá divulgações feitas pelo site da associação e através das redes oficiais da Ampro. Além do VT, o material produzido conta com artes e vídeos gravados com promotores e procuradores de Justiça citando que a corrupção pode estar em qualquer lugar. Ainda terá divulgações na imprensa de todo o estado, com matérias e entrevistas.

“O Brasil é um país tão rico que cresce sozinho. Basta reduzir o alto índice de corrupção existente. A corrupção tira o futuro das nossas crianças, traz insegurança social e ceifa as nossas vidas, bem como das pessoas que amamos”, afirma Grott.

A campanha salienta que a corrupção praticada por agentes públicos desvia verbas que deveriam ser aplicadas na saúde, educação, segurança pública, patrimônio público, cultura, entre outras áreas que estão diretamente ligadas à sociedade.

A iniciativa ainda mostra que a corrupção pode estar no dia a dia das pessoas. O VT da campanha diz que quando uma pessoa fura a fila, adquiri TV por assinatura pirata, avança o sinal de trânsito na cor vermelha, induz ou obriga crianças ou adolescentes a trabalharem de maneira ilegal, entre outras, ela burla ético/socialmente os direitos de outros cidadãos.

Denúncia

A pessoa que souber ou presenciar um crime de corrupção pode realizar a denúncia pelos canais oficiais do Ministério Público de Rondônia. A denúncia é feita de maneira sigilosa, por meio do site do MP-RO, no link “Denúncias” (campo – “Combate à Corrupção), ou pelo Aplicativo para Android e IOS “MPRO Sociedade”.

Corrupção Passiva e Ativa

O Código Penal, em seu artigo 317, define o crime de corrupção passiva como o de “solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.”

É conhecido pelo nome de corrupção passiva o crime praticado contra a Administração Pública em geral. Para o crime está prevista a pena de reclusão, de dois a doze anos, e multa. A pena será aumentada de um terço no caso de, como resultado da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

Além da forma passiva, temos a corrupção ativa. Ela consiste no ato de oferecer, (esse oferecimento pode ser praticado das mais variadas formas) vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade, que venha a afetar a moralidade da Administração Pública. Só se caracteriza quando a vantagem é oferecida ao funcionário público.

 

Duração: 31 segundos | Visualizações: 30

Galeria de Imagens

Mais Sobre Justiça

Adolescentes atendidos pelo Projeto “Se a Vida Ensina, eu sou Aprendiz” participam de palestra sobre masculinidade tóxica

Adolescentes atendidos pelo Projeto “Se a Vida Ensina, eu sou Aprendiz” participam de palestra sobre masculinidade tóxica

Na manhã do dia, 15/02, os adolescentes atendidos pelo Projeto “Se a vida ensina, eu sou aprendiz” participaram da palestra “Masculinidade Tóxica”,

MP firma TAC para realização de concurso público na Câmara Municipal de São Felipe do Oeste

MP firma TAC para realização de concurso público na Câmara Municipal de São Felipe do Oeste

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Pimenta Bueno, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC

MP acompanha medidas adotadas por município e Estado em relação à cheia do Rio Jamari

MP acompanha medidas adotadas por município e Estado em relação à cheia do Rio Jamari

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, instaurou procedimento administrativo para acompanhar as m

MPF pede à Agência Nacional de Mineração informações sobre barragens do Cone Sul de Rondônia

MPF pede à Agência Nacional de Mineração informações sobre barragens do Cone Sul de Rondônia

ANM prometeu informar os dados atualizados em abril do ano passado, mas ainda não o fezO Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Agência Naciona