Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Justiça

Ampro lança campanha “Eu Atuo Contra a Corrupção” com VT e material para site e redes sociais


Ampro lança campanha “Eu Atuo Contra a Corrupção” com VT e material para site e redes sociais - Gente de Opinião

Em mais uma ação em prol da sociedade, a Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro) acaba de lançar a campanha “Eu Atuo Contra a Corrupção”. O objetivo é mostrar o trabalho feito pelos membros do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) para coibir esse mal que assola e prejudica toda a população do país. Em 2019, a iniciativa conta com um VT e artes produzidos pela associação. Veja o vídeo.

“O nosso intuito é mostrar o trabalho de excelência feito pelos membros do Ministério Público de Rondônia no combate à corrupção em todas as esferas e chamar a população para realizar denúncias contra esse tipo de prática”, conta o presidente em exercício da Ampro, o procurador de Justiça Carlos Grott.

A campanha também terá divulgações feitas pelo site da associação e através das redes oficiais da Ampro. Além do VT, o material produzido conta com artes e vídeos gravados com promotores e procuradores de Justiça citando que a corrupção pode estar em qualquer lugar. Ainda terá divulgações na imprensa de todo o estado, com matérias e entrevistas.

“O Brasil é um país tão rico que cresce sozinho. Basta reduzir o alto índice de corrupção existente. A corrupção tira o futuro das nossas crianças, traz insegurança social e ceifa as nossas vidas, bem como das pessoas que amamos”, afirma Grott.

A campanha salienta que a corrupção praticada por agentes públicos desvia verbas que deveriam ser aplicadas na saúde, educação, segurança pública, patrimônio público, cultura, entre outras áreas que estão diretamente ligadas à sociedade.

A iniciativa ainda mostra que a corrupção pode estar no dia a dia das pessoas. O VT da campanha diz que quando uma pessoa fura a fila, adquiri TV por assinatura pirata, avança o sinal de trânsito na cor vermelha, induz ou obriga crianças ou adolescentes a trabalharem de maneira ilegal, entre outras, ela burla ético/socialmente os direitos de outros cidadãos.

Denúncia

A pessoa que souber ou presenciar um crime de corrupção pode realizar a denúncia pelos canais oficiais do Ministério Público de Rondônia. A denúncia é feita de maneira sigilosa, por meio do site do MP-RO, no link “Denúncias” (campo – “Combate à Corrupção), ou pelo Aplicativo para Android e IOS “MPRO Sociedade”.

Corrupção Passiva e Ativa

O Código Penal, em seu artigo 317, define o crime de corrupção passiva como o de “solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.”

É conhecido pelo nome de corrupção passiva o crime praticado contra a Administração Pública em geral. Para o crime está prevista a pena de reclusão, de dois a doze anos, e multa. A pena será aumentada de um terço no caso de, como resultado da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

Além da forma passiva, temos a corrupção ativa. Ela consiste no ato de oferecer, (esse oferecimento pode ser praticado das mais variadas formas) vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade, que venha a afetar a moralidade da Administração Pública. Só se caracteriza quando a vantagem é oferecida ao funcionário público.

 

Duração: 31 segundos | Visualizações: 54

Galeria de Imagens

Mais Sobre Justiça

MPF e MP/RO recomendam que Caerd forneça água em distritos do baixo Madeira

MPF e MP/RO recomendam que Caerd forneça água em distritos do baixo Madeira

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) recomendaram que a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de R

MP consegue sentença condenatória para que Estado adote medidas para solucionar irregularidades no Hospital Regional de Buritis

MP consegue sentença condenatória para que Estado adote medidas para solucionar irregularidades no Hospital Regional de Buritis

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Buritis, obteve sentença condenatória da Justiça, em ação

NOTA DE PESAR da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre

NOTA DE PESAR da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição nos Estados de Rondônia e Acre, na pessoa do seu presidente, desembargador Osmar J. Ba

Projeto Justiça e Cidadania leva estudantes da rede pública a acompanharem sessão de julgamento no Tribunal do Júri

Projeto Justiça e Cidadania leva estudantes da rede pública a acompanharem sessão de julgamento no Tribunal do Júri

Candidatos ao concurso “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça”, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola