Sexta-feira, 27 de junho de 2008 - 22h40
Prefeitura inaugura Centro de Referência para atender mulheres vítimas de violência
A Prefeitura de Porto Velho inaugurou na tarde desta sexta-feira (27) o Centro de Referência para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sonho de Liberdade, localizado à Rua Rafael Vaz e Silva com Tabajara, bairro São João Bosco. A cerimônia contou com a presença da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.
De acordo com a coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres, Mara Regina, desde o início da atual gestão a prefeitura assumiu o compromisso de prestar atendimento integral e humanizado ao público feminino em situação de violência, além de ajudar no combate e na prevenção. A princípio, segundo a coordenadora, vão ser disponibilizados atendimentos psicológico, social e jurídico. O objetivo é trabalhar a auto-estima das vítimas, prestar esclarecimentos sobre os seus direitos e inseri-las em programas sociais.
O prefeito Roberto Sobrinho destacou o empenho do governo Lula pela igualdade entre os gêneros e falou das principais conquistas de sua administração, como a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, a inauguração da Maternidade Municipal e o fato de as mulheres ocuparem mais de 50% de seu secretariado.
Nilcéia Freire disse que o Governo Federal está formando uma grande rede de atenção às mulheres, em parceria com as prefeituras. Esse centro de referência vai garantir melhor qualidade de vida e possibilitar que as mulheres sejam bem atendidas, disse. Ela também informou que o Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra Mulheres trabalha pela consolidação da Lei Maria da Penha, proteção das crianças, garantia dos direitos humanos e contra o tráfico de mulheres.
A senadora Fátima Cleide conclamou as mulheres a lutarem pela criação e instalação de uma vara específica para atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, compromisso este que deve ser assumido pelo Governo do Estado. Porto Velho é uma das capitais brasileiras com maior índice de violência contra as mulheres, lamentou.
Os vereadores Sandra Moraes, José Wildes e Assis Raupp também prestigiaram a solenidade, que contou com representantes do juiz Daniel Lagos, da Terceira Vara Criminal; delegada Valquiria Boaventura, titular da Delegacia de Defesa da Mulher e Família; capitã PM Maria Aparecida, secretários municipais e representantes de diversas entidades que defendem os direitos das mulheres.
Fonte: Ascom
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)