Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Governo de Rondônia intensifica fiscalização em boates


Gente de Opinião
 
Um ano após o ocorrido, os 42 sobreviventes daquela noite até hoje convivem comseqüelas,  provocadas por intoxicação da fumaça inalada.  A presidente Dilma Rousseff  foi ao local pessoalmente e pediu rigor na fiscalização no interior desses ambientes.  Pelo país o resultado  das operações foram boates lacradas e sem nenhum critério de funcionamento. Autuados, os donos tiveram que adequar-se,casoquisessem continuar com seus estabelecimentos abertos.

Em Rondônia não foi diferente, o governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros, colocou a equipe em campo e pediu rigor nas fiscalizações.  Na época do acidente, a maioria das boates de Porto Velho foi interditada e aos donos solicitado imediatocumprimento das determinações que rege a lei de funcionamento.

De acordo com o chefe de Análise de Projetos, setor responsável pela fiscalização das casas noturnas e estabelecimentos,coordenado pelo Corpo de Bombeiros, os trabalhos de vistoria acontecem rotineiramente com focoprincipal em evitar o ocorrido em Santa Maria. “Fazemos essas fiscalizações de dois em dois meses, vistoriamos os ambientes, e se estão funcionando dentro das normas de segurança. Caso sejamconstatadas falhas o proprietário é autuado e a boate interditada ou fechada”, disse o chefe de Análise e Projetos do (CGCB), tenente Mário Vergotti.
 
Gente de Opinião

Para prevenir os riscos, oCorpo de Bombeiros trabalha em cima de um projeto chamado“anti-pânicopreventivo”,que exige  que o estabelecimento com  público corrente acima de 50 pessoas seja dotado de hidrante, extintor de incêndio, além de saídas  para casos de evacuação imediata. “Todo o estabelecimento deve seguir criteriosamente com essas normas”, lembra.
 
Gente de Opinião

De acordo com o Corpo de Bombeiros, das 30 boates em funcionamento na capital, oito foram fechadas por não responderem as determinações especificadas pela equipe de fiscalização. O chefe de Análise faz um alerta: “Oproprietário que mantiver uma casa noturna ou estabelecimentocomercial funcionando sem autorização poderá sofrer punição por desobediência, além de ser responsabilizado por algo que venha a ocorrer criminalmente ou judicialmente”, informa.

No interior do Estado as fiscalizações ficam por conta do comando do Corpo de Bombeiros de cada região. Ainda, segundo o Corpo de Bombeiros, houve fiscalização em janeiro, e também em dezembro, na prevenção com as festas de final de final de ano.

Serviço

A pessoa que desejar abrir uma casa de show, boate, ou qualquer estabelecimento onde terá o acesso de pessoas deverá antes procurar o Corpo de Bombeiros, na Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos,localizada naAvenida Cassiterita com Tiradentes 193, no Conjunto Marechal Rondon, na estrada da Penal. E em caso de acidente ligar para o Corpo de Bombeiros no 193.

Texto: Emerson Barbosa
Foto: A.I/Decom/CB/RO
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)