Porto Velho (RO) quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Governador solicita Força Nacional de Segurança para Rondônia



Visando manter a ordem e garantir a segurança da população, ameaçada pela iniciativa da Associação das Esposas, Pensionistas e Familiares dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia de barrar a entrada e saída de viaturas dos quartéis na capital, o governador Ivo Cassol solicitou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que enviasse ao estado a Força Nacional de Segurança, efetivo policial permanente, formado por policiais de elite de vários estados, que atendem temporariamente a situações especiais em locais determinados pelo Ministério da Justiça. Recentemente atuou no estado do Rio de Janeiro, durante os Jogos Pan-Americanos, reduzindo drasticamente a criminalidade na capital daquele estado.

O ofício número 150 do Gabinete do Governador, enviado na tarde desta quinta-feira ao ministro, explica a real situação da segurança no estado e as reivindicações da Associação junto ao Governo do Estado, entre outras, de reajuste salarial de 50% aos soldados, cabos e sargentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, totalmente incompatível com a realidade administrativa-financeira do estado.

O governador justificou o pedido, em caráter de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, visando resguardar a ordem, a segurança e a tranqüilidade das famílias rondonienses, visto que, apesar de liminar emitida em favor do Governo do Estado, declarando o movimento ilegal, sob pena de multa e prisão caso continue, algumas integrantes insistem em permanecer nos portões dos quartéis em clara desobediência a uma determinação judicial.

Mesmo com a ação do movimento prejudicando o pleno funcionamento do aparato policial, o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e da Polícia Civil de Rondônia tem sido importante na manutenção da ordem. Nenhum incidente grave havia sido registrado até a noite desta quinta-feira.

Cassol, que permanece no interior do estado vistoriando obras e assinando convênios com prefeituras, espera uma decisão favorável do ministro Tarso Genro ainda nesta sexta-feira, o que irá garantir a segurança dos rondonienses, especialmente da capital, que nos próximos dias viverá o carnaval fora de época, movimentando milhares de brincantes.

Independente da continuidade do movimento, num claro desrespeito às Leis, o governador Ivo Cassol deixou claro que utilizará de todos os meios legais disponíveis para garantir à população a tranqüilidade e a manutenção da ordem desejada pelos rondonienses.

Fonte: Decom

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O