Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Polícia

Garimpeiros invadem aldeia no Amapá e matam cacique


Garimpeiros invadem aldeia no Amapá e matam cacique - Gente de Opinião

Garimpeiros invadiram neste sábado (27) a aldeia de Waiãpi, no Amapá, e assassinaram uma liderança indígena do local; segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ataque é fruito da escalada do ódio após a eleição de Jair Bolsonaro; “O sangue derramado é culpa do governo federal, que ocorre por causa da omissão de organismos de controle”.

Garimpeiros invadiram neste sábado (27) a aldeia de Waiãpi, localizada em Pedra Branca do Amapari, Amapá, e assassinaram uma liderança indígena do local. 

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), acuados e com medo de novas retaliações, os índios se refugiaram na comunidade vizinha Aramirã, para onde crianças e mulheres foram levadas. 

“Uma liderança fez contato informando que ocorreu uma invasão dos garimpeiros e assassinaram um cacique”, relatou ao Congresso em Foco o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

A Polícia Federal foi acionada para controle da invasão, assim como a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Ranfolfe alerta para a escalada do ódio e da intolerância após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. “O sangue derramado é culpa do governo federal, que ocorre por causa da omissão de organismos de controle”, reprovou. “Quem vive do crime se sente protegido em poder invadir terra indígena.”

O cantor Caetano Veloso também se manifestou sobre o ataque aos índios Waiãpi. "Eu peço às autoridades brasileiras que, em nome da dignidade do Brasil e do mundo, ouçam esse grito", afirmou em vídeo.

Cerca de 50 garimpeiros invadiram na madrugada deste sábado a Terra Indígena Wajãpi, no Amapá, e já teriam assassinado dois caciques, informa o Senador Randolfe Rodrigues, que está tentando acionar a Polícia Federal e pede ampla divulgação deste vídeo.

Vídeo incorporado
2.858 pessoas estão falando sobre isso

Ouçam as palavras de @caetanoveloso. Os índigenas do Amapá pedem socorro. Nesse exato momento, os Wajãpis estão sendo atacados por garimpeiros. As autoridades não podem permitir essas assassinatos cruéis. Toda nossa solidariedade aos Wajãpis e povos indígenas do Brasil.

Vídeo incorporado

Mais Sobre Polícia

Polícia Federal faz operação contra fraude de mais de R$ 17 milhões na educação em Ji Paraná

Polícia Federal faz operação contra fraude de mais de R$ 17 milhões na educação em Ji Paraná

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (13) uma operação para combater desvios de recursos do Programa Nacional de Transporte E

Nota Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia

Nota Oficial da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia

 Em respeito à população rondoniense venho esclarecer o seguinte: A eleição da mesa diretora foi uma das mais transparentes dos últimos anos. Nossa el

Polícia federal realiza na manhã desta quinta-feira, uma busca no prédio da Assembleia Legislativa.

Polícia federal realiza na manhã desta quinta-feira, uma busca no prédio da Assembleia Legislativa.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 05.12.2019, a denominada Operação FELDBERG visando a desarticulação de organizações cri

Presidente Laerte Gomes denuncia abuso nas operações da Lei Seca

Presidente Laerte Gomes denuncia abuso nas operações da Lei Seca

Esta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) saiu em defesa de empresários proprietários de bares e restaurantes de Roli