Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Funcionários suspeitos de cometer fraudes são afastados da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia


Gente de Opinião

Houve apreensão de documentos na Caerd e em empresas

A primeira etapa da Operação Kairós, deflagrada nesta terça-feira (22), em Porto Velho, foi concluída com a apreensão documentos na sede da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), cumprimento de ordem judicial para afastamento de servidores e suspensão de atividade de pelo menos dois contadores.

As investigações que resultaram na operação iniciaram após estudos determinados pelo governo do estado para avaliar a situação da empresa.

Ao comentar o resultado da operação, o secretário de estado da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Carlos dos Reis, lembrou que no início do segundo mandato, o governador Confúcio Moura pediu aos secretários e chefes de autarquias apurem desvios de conduta que comprometam o governo.

“A nova diretoria da Caerd detectou falhas internas e encaminhou relatórios para a Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas)”, explicou Reis durante entrevista coletiva.

O secretário disse ainda que foram apreendidos muitos documentos que demandarão a designação de uma força-tarefa para analisar todos eles.

Após revelar que esta é uma etapa da investigação, Reis concluiu afirmando que o governo de Rondônia “corta na própria carne para fazer uma administração transparente”.

MANOBRAS

Na explanação que fez sobre a operação policial, o delegado Marcos Vinícius Alves Filho detalhou que as investigações confirmaram a existência de manobras licitatórias, no âmbito da Caerd, para favorecer a um grupo de empresários do ramo da construção civil.

Marcos Vinícius destacou que, neste momento, o inquérito que ele próprio preside tem foco nos documentos e funcionários que concorreram para que as irregularidades nas licitações acontecessem. Na fase seguinte, afirmou, os alvos serão os demais envolvidos.

A Operação Kairós cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos locais, além de informar  que, através de ordem judicial, sete servidores estão afastados das funções na Caerd, dois ex-funcionários estão proibidos de entrar nas dependências da companhia e dois contadores tiveram as funções profissionais suspensas.

A criação da Draco, na avaliação do diretor-geral da Polícia Civil, delegado Elizeu Muller, uma  conquista no trabalho de combate à corrupção. Ele apontou ainda o governador Confúcio Moura como o principal entusiasta para que a delegacia fosse implantada.

Saiba mais

Governo investiga fraudes na Companhia de Águas e Esgoto de Rondôni
 


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)