Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Falsos dentistas são conduzidos a delegacia de P.Civil


Joel "dentista" , Jorge "dentista" e Agnaldo "dentista", foram pegos pela operação "profilaxia II", do CRO -   Conselho Regional de Odontologia, no município de Machadinho do Oeste exercendo as atividades da odontologia sem estarem habilitados e qualificados para o exercício da profissão. A   fiscalização do Conselho contou com o apoio da Polícia Militar através de policiais lotados naquele município. Os falsos dentistas  serão enquadrados no que determina o Código Penal Brasileiro em seu art. 282.

A presente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, cirurgia-dentista Sandra Menezes, após receber uma série de denúncias de que em alguns municípios charlatões continuavam a exercer a odontologia, colocando em risco a saúde bucal da comunidade, determinou que a fiscalização do Conselho atuasse nestes locais. O cirurgião-dentista Milton Foroni, fiscal do Conselho, com apoio da Polícia Militar identificou no município de Machadinho, Agnaldo Vitorasse Calegari, na Avenida Marechal Dutra, 3657, José da Silva, na Avenida Costa e Silva e Joel, na Avenida Getúlio Vargas, e apreendeu o material que era utilizado por eles.

Dois outros falsos dentistas identificados por Alcides, na Avenida Getúlio Vargas, 4280 e Antonio, na Avenida Brasil, com a chegada da Polícia e fiscais do Conselho, fugiram do local.

Foram apreendidas as cadeiras odontológicas, equipamentos diversos, instrumentais, fichas de atendimento que comprovam a prática delituosa e outros materiais utilizados pelos falsos dentistas. Tudo que foi apreendido consta no Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia local pela Polícia Militar. PMs Marcos de Oliveira, Aderaldo Paes, Anderson Parecido, Paulo Ribeiro e Edval Amorim, participaram da operação.

O CRO faz um apelo a população para que busque comprovar, antes do atendimento, se o dentista é inscrito no Conselho de Odontologia, caso contrário, denuncie a Polícia Militar ou vá a uma delegacia de Polícia Civil mais próxima, pois "com esta prática danosa, além de repassar doenças transmissíveis como Aids, Hepatites e outras, o charlatão pode deixar seqüelas irreversíveis após o atendimento", disse o cirurgião-dentista Milton Foroni.

Buscamos na fiscalização a comprovação dos fatos, mas esses consultórios irregulares, apesar de oferecerem preços muito abaixo do normal, não são uma boa escolha. Para conseguir manter custos menores, certamente  reutilizam materiais descartáveis, trabalham com equipamentos enferrujados e sem higiene adequada.

Fonte:  Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil atua em operação integrada e prende integrantes de organização criminosa em Machadinho D’oeste

Polícia Civil atua em operação integrada e prende integrantes de organização criminosa em Machadinho D’oeste

Na manhã deste domingo (22), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Machadinho d’Oeste, em ação integrada com a Polícia Militar do mu

Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para apurar homicídio de ex-vereador em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para apurar homicídio de ex-vereador em São Miguel do Guaporé

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de São Miguel do Guaporé, deflagrou operação policial com o

Operação Desarmare: Polícia Militar apreende armas e munições durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Operação Desarmare: Polícia Militar apreende armas e munições durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de fogo, munições e na prisão de vários suspeitos na noite desta quarta-feira (18), em Po

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Rondônia, por meio da promotora de justiça Valéria Giumelli Canestri

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)