Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Em três dias, Operação Lei Seca tem 115 autuações e 43 presos no interior de Rondônia


Durante o ultimo final de semana (19,20 e 21 de junho), a equipe de operações especiais do Detran-RO em parceria com a Policia Militar de Trânsito dos municípios de Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes e Pimenta Bueno participaram de uma grande operação de combate aos acidentes provocados pela mistura de álcool e direção. Foram registradas 115 autuações e 43 prisões de motoristas.

Gente de Opinião

Operação ocorreu em 5 municípios

“Precisamos intensificar ainda mais nossas operações repressivas e educativas, para que além de punir possamos educar. Nossa politica acredita que por meio da educação mudaremos o cenário do trânsito em Rondônia”, afirma o diretor-geral do Detran-Ro, José Albuquerque. Para ele, é preciso continuar as blitz para conscientizar a população dos perigos que o trânsito pode oferecer.

O diretor de Operações, Hugo Correia, afirma que os números demonstram que a população ainda se arrisca misturando álcool e direção. “Toda operação acentuamos a importância para a sociedade da intensificação da blitz da Lei Seca dentro da política de segurança pública. Cada motorista parado na fiscalização por suspeita de embriaguez é menos chance de um acidente de trânsito acontecer e provocar novas vítimas”, aponta.

LEI SECA
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Nesse caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem sete pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

 


Fonte
Texto: Detran-RO
Fotos: Detran-RO
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)