Sexta-feira, 23 de julho de 2010 - 15h26
A Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, promoveram mais um Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária encerrado hoje, no auditório do Quartel do Comando Geral da PM em Porto Velho. Tudo dentro de um cronograma já previamente estabelecido no primeiro semestre de 2007.
Participaram o Curso bombeiros, peritos criminais, policiais militares, civis e federais, além de lideranças comunitárias, religiosas, integrantes de sindicatos e associações.
O curso
O curso, que acontece no interior e na capital, está dividido em 10 turmas, com 50 alunos cada. O Cronograma da Coordenadoria Estadual já realizou cursos em Vilhena, Ji-Paraná, Ariquemes, Porto Velho, Pimenta Bueno, Cacoal, e estão previstos para o mês de agosto em Guajará-Mirim; 2 a 8 de agosto – Alta Floresta; e 16 a 20 de agosto – Ouro Preto D’Oeste. Tudo dentro de um cronograma já previamente estabelecido no primeiro semestre de 2007.
Sequência
Segundo o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Tenente Coronel PM Cesar Adilson Bandeira Pinheiro, Rondônia vem formando Promotores de Polícia Comunitária desde 2007, onde aproximadamente duas mil pessoas já participaram.
Os promotores estão capacitados a formarem e participarem de Conselhos Comunitários de Segurança, tendo como principal objetivo gestionar com os operadores de segurança uma melhor qualidade do serviço na sua comunidade.
Outros
Ainda este ano será promovida uma turma do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária em Porto Velho. Tendo como objetivo formar policiais civis e militares que estejam interessados em propagar a filosofia de Polícia Comunitária para a sociedade rondoniense.
Fonte: Lenilson Guedes
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)