Quarta-feira, 30 de julho de 2008 - 13h41
Os Policiais Rodoviários Federais lotados em Rondônia e Acre realizaram nos últimos quinze dias curso de capacitação análise e interpretação do disco diagrama do tacógrafo.
O treinamento foi realizado nas delegacias e visa atender o artigo 1° da instrução normativa n. 002, que prevê que todos os Policiais Rodoviários Federais devem ser submetidos a um prévio treinamento para habilitar a extração, analise e interpretação dos dados constantes do disco ou fita diagrama do tacógrafo, conforme prevê a legislação em vigor.
Tacógrafo é um equipamento que efetua o registro da velocidade, tempo(parado ou em movimento) e a distância percorrida pelo veículo. Este equipamento é obrigatório segundo a legislação em vigor nos veículos de transporte de produtos perigosos, transporte de escolares, destinados ao transporte de passageiros com mais de 10 de lugares e nos de transporte de cargas, observando os dispostos nas resoluções do Contran.
No ato da fiscalização os PRFs irão verificar se o veículo possui o aparelho, se está em boas condições de funcionamento e se está sendo utilizado corretamente. No caso do veículo estar trafegando em desacordo com a legislação vigor este poderá ser multado com base no art.230 do Código de trânsito Brasileiro.
O uso e a fiscalização do tacógrafo contribuem para a redução do número de acidentes, seja pelo controle exercido sobre a velocidade imprimida ao veículo, seja pelo controle do tempo contínuo de direção e do período de repouso diário do condutor.
CTB, Artigo 27· Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível para chegar ao local de destino.
Fonte: Insp. Marcia Félix/PRF-RO
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)