Quarta-feira, 30 de julho de 2008 - 13h41
Os Policiais Rodoviários Federais lotados em Rondônia e Acre realizaram nos últimos quinze dias curso de capacitação análise e interpretação do disco diagrama do tacógrafo.
O treinamento foi realizado nas delegacias e visa atender o artigo 1° da instrução normativa n. 002, que prevê que todos os Policiais Rodoviários Federais devem ser submetidos a um prévio treinamento para habilitar a extração, analise e interpretação dos dados constantes do disco ou fita diagrama do tacógrafo, conforme prevê a legislação em vigor.
Tacógrafo é um equipamento que efetua o registro da velocidade, tempo(parado ou em movimento) e a distância percorrida pelo veículo. Este equipamento é obrigatório segundo a legislação em vigor nos veículos de transporte de produtos perigosos, transporte de escolares, destinados ao transporte de passageiros com mais de 10 de lugares e nos de transporte de cargas, observando os dispostos nas resoluções do Contran.
No ato da fiscalização os PRFs irão verificar se o veículo possui o aparelho, se está em boas condições de funcionamento e se está sendo utilizado corretamente. No caso do veículo estar trafegando em desacordo com a legislação vigor este poderá ser multado com base no art.230 do Código de trânsito Brasileiro.
O uso e a fiscalização do tacógrafo contribuem para a redução do número de acidentes, seja pelo controle exercido sobre a velocidade imprimida ao veículo, seja pelo controle do tempo contínuo de direção e do período de repouso diário do condutor.
CTB, Artigo 27· Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível para chegar ao local de destino.
Fonte: Insp. Marcia Félix/PRF-RO
Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação Face Oculta em Porto Velho
Na madrugada desta sexta-feira (10/10/2025), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosa
Deputado Jean Mendonça tranquiliza população após ficar refém de bandidos
Na manhã desta sexta-feira (3), o deputado Jean Mendonça (PL), sua esposa e uma enteada foram feitos reféns em sua residência por dois assaltante
Crime de furto de energia: oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia
O combate ao furto de energia elétrica ganhou força na última sexta-feira (26) em Rondônia e terminou com oito pessoas presas em flagrante. Ações di
Na tarde deste domingo (21), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, do Governo Federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança