Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

CASO URSO BRANCO: Começa interrogatório dos réus



Teve início por volta das 13h30 desta segunda-feira, 10, o interrogatório de mais três réus acusados pelas 27 mortes ocorridas no presídio José Mário Alves, o Urso Branco, em janeiro de 2002, na cidade de Porto Velho.

O primeiro a ser interrogado pelo Juiz Aldemir de Oliveira é Assis Santana da Frota. Ele negou que tenha participado das mortes e atribuiu as acusações a rixas de rua, antes até de completar 18 anos.

Sentado de frente para o Juiz, o réu disse que não estava no mesmo pavilhão em que aconteceram os assassinatos. Assis negou inclusive que tenha participado da tentativa de fuga que antecedeu a chacina no presídio.

Defendido por defensores públicos, o réu está condenado a 14 anos de prisão, por roubos, furtos, extorsão e ameaça. Ele já cumpriu mais 10 anos de prisão, mas por conta das inúmeras fugas, desde que foi preso pela última vez, em novembro do ano passado, permanece preso no presídio Urso Panda, na capital.

A sentença deste julgamento só deve ser conhecida na terça-feira. O interrogatório deve durar a tarde inteira desta segunda. Amanhã, o debate entre Promotores Públicos (acusação) e defensores deve encerrar a sessão, para que haja então a votação dos sete jurados que formam o Conselho de Sentença.

Além de Assis, Cirço Santana da Silva (Cirção) e Alexandre Farias (Carioca) também estão no banco dos réus e devem ser interrogados. Os dois primeiros réus julgados, na semana passada, foram condenados a 486 e 445 anos de prisão. Todos os 16 acusados pelas mortes que vão a júri popular durante o mês de maio deste ano eram detentos na época das mortes. Ex-diretores do presídio também foram denunciados e, como recorreram, aguardam o julgamento de recursos pelo Tribunal de Justiça.

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)