Sábado, 12 de dezembro de 2009 - 05h50
Os candidatos inscritos no Concurso da Polícia Civil – da Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec) –, para o cargo de datiloscopistas, farão as provas no dia 10 de janeiro, conforme decidiu, na última quinta-feira (10), o relator do processo, juiz convocado Francisco Prestello de Vasconcellos.
A decisão, segundo informou o secretário adjunto de segurança Hazael Martins, foi em revisão ao posicionamento adotado pelo desembargador Eliseu Fernandes, que suspendeu temporariamente o concurso em atenção ao requerimento da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação, que atribuía nível superior aos profissionais datiloscopistas.
Segundo consta no despacho do relator, foi feita pesquisa e constatou-se que, para o exercício da profissão de datiloscopista, não há a necessidade de nível superior, mas apenas o nível médio, conforme consta no Decreto 2774/85, que estabelece como requisito para o cargo de datiloscopista diploma de conclusão de ensino médio.
Francisco Pastello entendeu que datiloscopista não pode ser equiparado ao perito criminal, uma vez que, segundo ele, exercem funções diferentes, sendo o primeiro o complemento do segundo. “Ademais, conforme se verifica na fl. 80, o Edital atendeu às normas de exigência constante no Decreto 2774/85”, explicou o relator.
Na decisão, Francisco Prestello explica ainda que, o profissional datiloscopista faz o serviço inicial, mas o perito é o profissional que deve ser habilitado com nível superior. “Embora os impetrantes tentem emprestar a exigência de nível superior aos cargos de perito oficial atribuída pela Lei 11.690/8, que modificou o art. 159 do Código de Processo Penal, aos cargos de datiloscopistas, referida argumentação não deve prosperar. (...) uma vez que exercem funções diferentes do de perito”, avaliou.
Fonte: Assimp/Sesdec
Toni Francis MTE-753/RO
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Mulher é presa com quase 29 kg de maconha em ônibus interestadual em Vilhena
Uma mulher foi presa na noite desta quinta-feira (20) ao ser flagrada transportando quase 29 quilos de maconha em um ônibus interestadual que fazia

Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de vários suspeitos por tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menor, resi

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, deflagrou, na manhã deste sábado (14), a 3ª fase da Operação

Durante a deflagração da Operação Protetor das Divisas e Fronteira, na manhã de hoje, 14 de fevereiro de 2026, em Guajará-Mirim/RO, uma ação integra
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)