Segunda-feira, 15 de agosto de 2011 - 14h14
Com a publicação da Lei Municipal que proíbe a venda, exposição e consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis a prefeitura decidiu apertar o cerco para orientar os proprietários sobre as novas regras. Sob a coordenação da secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), uma força-tarefa formada por agentes de fiscalização de várias secretarias e Polícia Militar visitou diversos estabelecimentos na sexta-feira, dia 12, e no sábado, 13. Mesmo nos postos onde foram flagradas irregularidades, não houve aplicação de multa. “Queremos nesse primeiro momento apenas orientar, já que a determinação é bastante recente”, explicou a chefe da divisão de Alvará de Funcionamento da Semfaz, Claudia Vieira.
Foram escolhidos os estabelecimentos de maior ocorrência de vendas de bebidas. Os proprietários visitados foram orientados de que também são responsáveis por impedir que seus clientes circulem na área dos postos com bebidas, mesmo que tenham sido trazidas de fora. Fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) acompanharam a operação, verificando se os postos possuíam alvará de funcionamento.
Segundo Claudia, o comércio de bebidas foi constatado em pelo menos quatro dos cinco postos visitados na sexta-feira na área central de Porto Velho. Todos receberam uma notificação. “Vamos repetir a operação dentro de 15 dias. Se for constatada reincidência, a multa será de R$ 46 mil, além da suspensão da licença”, salientou.
No sábado à noite,13, a fiscalização ocorreu em outros seis postos. Apenas um deles não vendia bebida alcoólica, os demais mantinham loja de conveniência com a venda, exposição e até mesmo a movimentação de consumidores. Os postos foram notificados e terão um prazo de quinze dias para se adequar a nova legislação.
Em alguns casos, a venda de bebidas ocorre com grande circulação de pessoas, que acabam exagerando no volume do som nos veículos. Em todos os postos visitados, no entanto, os proprietários prometeram cumprir a lei a partir de agora. “A aceitação tem sido boa, esperamos que não haja necessidade de se aplicar multas ou fechar os postos”, completou Claudia.
Os postos que não foram visitados nestas duas noites pelos agentes de fiscalização da Semfaz, receberão durante a semana a notificação. " Vamos notificar todos os postos, os que vendem e também os que não vendem bebidas. Até porque eles serão responsáveis por informar seus clientes sobre a nova lei e não permitir o consumo no interior do seu estabelecimento", disse.
Fonte:: Róbinson Gambôa e Meiry Santos
Foto: Medeiros e Frank Nery
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)