Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Assinaturas da Campanha Ficha Limpa serão entregues no dia 28



Na próxima segunda-feira, 28, o Movimento de Combate á Corrupção Eleitoral (MCCE) entrega às 15h, ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos e 1,3 milhão de assinaturas da Campanha Ficha Limpa.CLIQUE E OUÇA "VOTO NÃO PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA.

A antecipação da data aconteceu devido à agenda do deputado. No dia 28, às 13h30 acontece uma concentração de membros do MCCE e da sociedade civil em frente ao Palácio da Justiça. Os participantes sairão em caminhada até o salão verde do Congresso Nacional, num ato simbólico com a presença de juristas, artistas e representantes das 43 entidades que compõem o Comitê Nacional do MCCE.

A secretária-executiva do MCCE, Cristiane Vasconcelos, acredita que ainda circulam muitos formulários pelo país devido à greve dos Correios. O Movimento já se comprometeu a entregar as assinaturas que chegarem a Brasília depois do dia 28, mesmo com o Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional.

“Não ficaremos com nenhuma assinatura e também fazemos um apelo para que as pessoas no guardem formulários em casa”, Cristiane.

A entrega das assinaturas marca o encerramento da primeira fase da Campanha Ficha Limpa, caracterizada pela coleta de assinaturas. O passo seguinte é o diálogo com os parlamentares para o acompanhamento da tramitação e aprovação do Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos na Câmara e Senado.

Histórico da Campanha

Iniciada em abril de 2008, a Campanha Ficha Limpa atingiu a marca de 1,3 milhão de assinaturas. O Projeto de Lei quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar. Na prática, o PL ter um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral. Para conhecer mais o projeto e aderir à campanha, basta visitar o site da iniciativa www.mcce.org.br.

Na mesma semana da entrega, comemoram-se os dez anos da primeira lei de iniciativa popular do Brasil, a Lei 9.840/99, que trata do combate de compra de votos e ao uso eleitoreiro da máquina administrativa, e a partir da qual, surgiu o Movimento de Combate Corrupção Eleitoral. 

Fonte: CNBB

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Tribunal Vermelho" em Porto Velho

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Tribunal Vermelho" em Porto Velho

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30/3), a Operação Tribunal Vermelho, fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado na

Forças de segurança apreendem pasta base de cocaína, maconha e cloridrato de cocaína no Rio Madeira, em Rondônia

Forças de segurança apreendem pasta base de cocaína, maconha e cloridrato de cocaína no Rio Madeira, em Rondônia

Foram, de acordo com a PM, 72kg de pasta base de cocaína, 316,850kg de maconha e 33,100kg de cloridrato de cocaína. Polícia Militar, Polícia Federal

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Na tarde desta sexta-feira (27), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Nova Mamoré, deflagrou a Operação VENDETTA,

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

A Polícia Militar de Rondônia realizou uma significativa apreensão de entorpecentes no município de Cacoal, resultando na desarticulação de um ponto

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)