Porto Velho (RO) domingo, 29 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Assinaturas da Campanha Ficha Limpa serão entregues no dia 28



Na próxima segunda-feira, 28, o Movimento de Combate á Corrupção Eleitoral (MCCE) entrega às 15h, ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos e 1,3 milhão de assinaturas da Campanha Ficha Limpa.CLIQUE E OUÇA "VOTO NÃO PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA.

A antecipação da data aconteceu devido à agenda do deputado. No dia 28, às 13h30 acontece uma concentração de membros do MCCE e da sociedade civil em frente ao Palácio da Justiça. Os participantes sairão em caminhada até o salão verde do Congresso Nacional, num ato simbólico com a presença de juristas, artistas e representantes das 43 entidades que compõem o Comitê Nacional do MCCE.

A secretária-executiva do MCCE, Cristiane Vasconcelos, acredita que ainda circulam muitos formulários pelo país devido à greve dos Correios. O Movimento já se comprometeu a entregar as assinaturas que chegarem a Brasília depois do dia 28, mesmo com o Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional.

“Não ficaremos com nenhuma assinatura e também fazemos um apelo para que as pessoas no guardem formulários em casa”, Cristiane.

A entrega das assinaturas marca o encerramento da primeira fase da Campanha Ficha Limpa, caracterizada pela coleta de assinaturas. O passo seguinte é o diálogo com os parlamentares para o acompanhamento da tramitação e aprovação do Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos na Câmara e Senado.

Histórico da Campanha

Iniciada em abril de 2008, a Campanha Ficha Limpa atingiu a marca de 1,3 milhão de assinaturas. O Projeto de Lei quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar. Na prática, o PL ter um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral. Para conhecer mais o projeto e aderir à campanha, basta visitar o site da iniciativa www.mcce.org.br.

Na mesma semana da entrega, comemoram-se os dez anos da primeira lei de iniciativa popular do Brasil, a Lei 9.840/99, que trata do combate de compra de votos e ao uso eleitoreiro da máquina administrativa, e a partir da qual, surgiu o Movimento de Combate Corrupção Eleitoral. 

Fonte: CNBB

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O