Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Assessores do PMDB de Mato Grosso são presos em operação da Polícia Federal



BRUNO GARCIA/JULIANA MICHAELLA 
Midia News

Pelo menos três pessoas que, supostamente, faziam parte do braço político do esquema de fraudes desarticulado pela Polícia Federal, durante "Operação Hygeia", foram presas na manhã desta quarta-feira (7).

São elas: o tesoureiro regional do PMDB, Carlos Roberto de Miranda, o secretário-geral da sigla, Rafael Bastos, e José Luiz Bezerra, sobrinho do deputado federal Carlos Bezerra, presidente regional do partido. Também foi preso o ex-prefeito de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias (DEM).

A prisão temporária de Carlos Miranda foi confirmada pelo seu advogado, Ulisses Rabaneda, que disse que só se pronunciará após tomar conhecimento do processo. Ele adiantou que a prisão diz respeito às cusações referentes a fraudes em licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Carlos Miranda é considerado o "braço-direito" de Carlos Bezerra (PMDB), que também já foi presidente do INSS e indicou correligionários para a Funasa. Entre os peemedebistas, também foi preso pela PF Marcos Alberto Sanderlin, superintendente regional da Funasa.

A detenção de Faustino Dias foi revelada pelo filho do ex-prefeito, Silvio Dias, que esteve pela manhã na sede da Polícia Federal, em Cuiabá. Faustino foi preso na cidade de Santo Antônio. O filho firmou que seu pai não teria envolvimento no esquema de fraudes.

Ao todo, durante a operação, serão cumpridos 76 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão temporária nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, dos quais 17 são em desfavor de servidores públicos.

Já foram feitas 15 prisões, sendo 14 em Cuiabá e uma em Canarana. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Sinop, Pontes e Lacerda e Cáceres (estas duas cidades, no Oeste do Estado).

Em Mato Grosso, no total, serão 26 mandados de prisão temporária e 59 de mandados de busca e apreensão. Também estão envolvidos na operação as cidades de Tangará da Serra e Santo Antonio do Leverger.

Balanço

Até às 11h de hoje, a Polícia Federal tinha o seguinte balanço da Operação Hygeia:

07 servidores da Funasa em Cuiabá;
01 servidor da Funasa em Brasília;
03 ex-servidores da Funasa, que estavam sendo investigados quando ainda pertenciam ao quadro;
01 servidor público da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra;
01 servidor público da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (RO);
02 servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo (MG);
02 servidores públicos estaduais de Mato Grosso.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

Na manhã desta terça-feira (20/05), a SEFIN e a Polícia Civil deflagraram a Operação Al Capone, que visa desarticular uma organização criminosa no E

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)