Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Amazonas ainda apresenta consumo incipiente de crack



Amanda Mota
Agência Brasil 
 

Manaus - Dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), da Polícia Civil e do Conselho de Entorpecentes do Amazonas confirmam que o uso do crack no estado ocorre esporadicamente. Não há, segundo representantes dessas autoridades, venda e consumo desse tipo de droga no estado. A Polícia Federal informou que ainda não foram realizadas operações para apreensão de crack no Amazonas.

De acordo com a presidente do Conselho de Entorpecentes do estado (Conen/AM), Darcy Moreno, as drogas ilícitas atualmente mais consumidas no Amazonas e em Roraima são a maconha e a cocaína. Um quadro influenciado por questões logísticas.

"Quanto ao crack, como não há oferta, o uso também não existe e acaba ficando restrito para quem é de fora e traz a droga para consumo aqui no estado. Não é o caso de Porto Velho e Belém que tem rodovias. Lá, já ouvimos dizer que tem a presença do crack", afirma.

Em entrevista à Agência Brasil, o delegado titular da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) em Manaus, Einstein Rebouças, afirmou que a inexistência do crack no Amazonas também pode estar relacionada a questões culturais e de preço. Delegado há seis anos, ele afirmou que nunca ouviu falar sobre apreensão de crack na região e acredita que a presença da droga no estado seja insignificante.

"Acredito que a ausência de crack no Amazonas esteja relacionada tanto a um aspecto cultural quanto a um aspecto de preço."


"A cocaína é o que lidera o trânsito de drogas no estado e se eles [usuários] apreciam as drogas consumidas, dificilmente mudam. A questão do preço é que, todo comércio, quando tem pouco consumidor, se torna inviável. Enquanto não atingir o consumidor em massa, esse comércio tende a ficar caro e restrito", avalia.

Para Rebouças, dificilmente outro tipo de droga irá competir com a preferência pela cocaína no estado já que, nessa região, a droga é "mais limpa" e até mais barata.

Segundo o delegado, a cocaína no Amazonas chega diretamente de países vizinhos produtores, como a Colômbia, e é disseminada sobretudo por meio do trânsito de barcos. Só em fevereiro, a Depre já realizou 22 flagrantes de apreensões – todos de cocaína.

"Estamos mais perto de mercados produtores da cocaína e isso faz com que essa droga chegue aqui mais fácil, mais pura e às vezes até mais barata."

"A cocaína aqui pode ser encontrada mais facilmente e em menor preço que em São Paulo, ou seja, fica cada vez mais difícil entrar outra droga nesse mercado para concorrer com essa cocaína, uma vez que aqui estamos nos limites da produção", avalia. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

Na manhã desta terça-feira (20/05), a SEFIN e a Polícia Civil deflagraram a Operação Al Capone, que visa desarticular uma organização criminosa no E

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)