Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 - 09h45
Marcos Chagas
Agência Brasil, Brasília - Levantamento divulgado pela Corregedoria Nacional de Justiça demonstra que as investigações policiais e também do Ministério Público que utilizam escutas telefônicas estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste e nas justiças estaduais. Somente em outubro, 20 mil linhas telefônicas tiveram seus sigilos quebrados e foram interceptadas para andamentos de investigações. Em novembro, esse número caiu e chegou a 16,1 mil, embora a corregedoria destaque que esse balanço ainda é parcial.
Esses dados fazem parte do Sistema Nacional de Controle das Interceptações Telefônicas que tem por objetivo garantir maior controle sobre a utilização desta ferramenta nas investigações e evitar o uso indiscriminado de escutas.
As informações repassadas sobre os “grampos” com autorização judicial nas regiões Sul e Sudeste mostram que, em outubro, a quantidade de linhas monitoradas pelos tribunais regionais federais chegou a 3.375 e pelos tribunais de justiça, 15.989. Em novembro, a Corregedoria Nacional de Justiça já registrou o crescimento das autorizações concedidas pelos tribunais federais, chegando a 3.543. Já os tribunais de justiça dos estados, no mesmo mês, determinaram 12.562 quebras de sigilos.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) lidera o ranking das autorizações de quebra de sigilos com 1.977 linhas monitoradas, em outubro, de acordo com os dados colhidos pela Corregedoria Nacional de Justiça. Em novembro, esse número já aumentou para 1.844 linhas sob interceptação.
Apesar das quebras de sigilos se concentrarem nas regiões Sul e Sudeste, o Mato Grosso registra o segundo maior número de pessoas investigadas pela Justiça. O Tribunal de Justiça do estado autorizou, em outubro, o uso das interceptações telefônicas em 1.942 investigações policiais e judiciárias.
Já o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que engloba processos em andamento no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, já concedeu a quebra de 1.019 sigilos. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por sua vez, autorizou, em outubro, 1.708 interceptações telefônicas.
Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, prendeu na manhã desta sexta-feira (3) um homem de 71 anos,

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), participou na madrugada de hoje, 3., em São Miguel do Guaporé,

Idoso é morto dentro de casa atropelado por estudante de medicina
O idoso Odair Brustolin, de 68 anos, conhecido como “Tio Odair”, morre após ser atropelado dentro da própria residência, no centro de Porto Velho. El

Uma operação realizada pela Receita Federal, por meio do setor de inteligência, resultou na apreensão de uma carga contendo drogas nesta quarta-feir
Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)