Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

1º BPM instala Núcleo de Polícia Comunitária


O 1º Batalhão da Polícia Militar instalou oficialmente em sua sede o Núcleo de Polícia Comunitária (NPC), que vai fortalecer as ações de segurança pública, no âmbito do batalhão, com ênfase na integração com a população. Este modelo já vem sendo empregado com sucesso em outros projetos do 1º BPM, inclusive com reflexos diretos na ação preventiva em bairros onde os índices de criminalidade são preocupantes.

O Núcleo de Polícia Comunitária do 1º BPM, que é coordenado pela tenente PM Michely Mendes, reúne policiais com perfil compatível com o trabalho com crianças, adolescentes e jovens, público alvo da a PM nesta modalidade. O NPC vai apresentar projetos que serão executados na circunscrição do batalhão no biênio 2014/2015.

A Polícia Comunitária é uma filosofia de trabalho que tem como princípio a aproximação entre o organismo de segurança e a população, e, a partir daí identificar as demandas de cada comunidade para que as respostas corretas sejam apresentadas. O 1° BPM segue a tendência de promover a aproximação instituição e a comunidade, na busca pela mudança na tradicional concepção do modelo de Segurança Pública.

O comandante geral da Polícia Militar coronel PM Fernando Prettz é um dos defensores da Polícia Comunitária. ”Precisamos saber a origem dos problemas para aplicarmos às soluções no que se refere a segurança da comunidade”, justifica.

Prettz cita como exemplo a implantação da ciclopatrulha, o policiamento feito com bicicletas, quando foi comandante do 2º BPM. Segundo ele, o sistema deu certo. Ao explicar a finalidade do NPC, a tenente PM Michely Mendes diz que o policiamento convencional tem um reforço substancial com a integração entre policia e comunidade.

O comandante do 1° BPM, tenente coronel PM Sérgio Nunes, na busca de resposta moderna e atual para as demandas nos bairros de sua circunscrição, optou pela implantação de um modelo de segurança pública comunitário, seguindo as experiências semelhantes de sucesso da Espanha, Canadá e Japão.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O