Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

1º BPM instala Núcleo de Polícia Comunitária


O 1º Batalhão da Polícia Militar instalou oficialmente em sua sede o Núcleo de Polícia Comunitária (NPC), que vai fortalecer as ações de segurança pública, no âmbito do batalhão, com ênfase na integração com a população. Este modelo já vem sendo empregado com sucesso em outros projetos do 1º BPM, inclusive com reflexos diretos na ação preventiva em bairros onde os índices de criminalidade são preocupantes.

O Núcleo de Polícia Comunitária do 1º BPM, que é coordenado pela tenente PM Michely Mendes, reúne policiais com perfil compatível com o trabalho com crianças, adolescentes e jovens, público alvo da a PM nesta modalidade. O NPC vai apresentar projetos que serão executados na circunscrição do batalhão no biênio 2014/2015.

A Polícia Comunitária é uma filosofia de trabalho que tem como princípio a aproximação entre o organismo de segurança e a população, e, a partir daí identificar as demandas de cada comunidade para que as respostas corretas sejam apresentadas. O 1° BPM segue a tendência de promover a aproximação instituição e a comunidade, na busca pela mudança na tradicional concepção do modelo de Segurança Pública.

O comandante geral da Polícia Militar coronel PM Fernando Prettz é um dos defensores da Polícia Comunitária. ”Precisamos saber a origem dos problemas para aplicarmos às soluções no que se refere a segurança da comunidade”, justifica.

Prettz cita como exemplo a implantação da ciclopatrulha, o policiamento feito com bicicletas, quando foi comandante do 2º BPM. Segundo ele, o sistema deu certo. Ao explicar a finalidade do NPC, a tenente PM Michely Mendes diz que o policiamento convencional tem um reforço substancial com a integração entre policia e comunidade.

O comandante do 1° BPM, tenente coronel PM Sérgio Nunes, na busca de resposta moderna e atual para as demandas nos bairros de sua circunscrição, optou pela implantação de um modelo de segurança pública comunitário, seguindo as experiências semelhantes de sucesso da Espanha, Canadá e Japão.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga

PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)