Sexta-feira, 4 de março de 2022 - 14h46

A JIRAU ENERGIA
entregou no mês de fevereiro a obra do alteamento da BR-364 que interliga
Rondônia ao Acre, foram exatamente 10,34 quilômetros de construção que
consistiu com a tecnologia construtiva semelhante às construções de grandes
rodovias do país. O projeto executivo foi elaborado pela Jirau Energia, e
aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),
seguindo os níveis d´água (remanso) determinados pela Agência Nacional de Águas
(ANA). Um cumprimento de outorga da Jirau Energia para garantia e proteção da
infraestrutura rodoviária da Rodovia BR-364 na área de influência do
reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau.
De acordo com Gerente
Civil e Segurança de Barragens da JIRAU ENERGIA, Claudiney Freitas, o projeto
executivo foi elaborado pela Jirau Energia, e aprovado pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seguindo os níveis d´água
(remanso) determinados pela Agência Nacional de Águas (ANA).
“Trata-se de um
cumprimento de outorga da Jirau Energia para garantia e proteção da
infraestrutura rodoviária da Rodovia BR-364 na área de influência do
reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau. Assim o alteamento tem o objetivo de
evitar alagamentos do Rio Madeira, como o ocorrido em 2014 na histórica cheia,
que interditou totalmente trechos da estrada e isolou o Estado do Acre”,
explicou Claudiney Freitas.
Segundo dados do DNIT,
a BR-364 é o principal corredor logístico para o abastecimento estado do Acre e
de interligação da malha rodoviária federal do país. O trecho alteado também compõe
na extensão da BR-364 (Brasil), a chamada rota transoceânica responsável pelo
escoamento de produção da região norte (Mato Grosso, Rondônia e Acre) ao oceano
Pacífico (Porto do Chile) com destino à Ásia.
Neste contexto, é responsável pelo escoamento da safra de grãos do Acre/Rondônia/Mato
Grosso, além da parte Oeste e Norte do Estado de Mato Grosso. Assim, passam na
rodovia federal aproximadamente 8 milhões de toneladas de grãos por ano.
Além de
rota estratégica, as obras vão garantir mais segurança e conforto aos usuários em
especial na ligação entre os municípios do Oeste de Rondônia e do Acre,
principalmente nos períodos de chuva e de cheia dos rios.
SOBRE O PROCESSO DA OBRA
O alteamento foi da
elevação do greide com disposição de camada drenante em rachão (50 cm), a sub-base, a
base e o revestimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ),
o que confere uma camada estrutural ao pavimento de 90 cm semelhante ao
das grandes rodovias do país. Também, houve o alteamento da ponte da Velha
Mutum Paraná com extensão de 220m onde foi alteada em 2,10m.
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Energisa faz doação de mudas de castanheiras e outras espécies para Sedam
Em 2025, a Energisa realizou a doação de 690 mudas de espécies nativas da região amazônica para o viveiro da Secretaria Estadual de Desenvolvimento

No último domingo (14), às margens do Rio Guaporé, em Rondônia, na fronteira do Brasil com a Bolívia, o silêncio da floresta foi quebrado por olhare

AXIA Energia apresenta pesquisa sobre clima e eventos sísmicos na bacia do Rio Madeira
Nos últimos 15 anos, especialistas realizaram estudos contínuos na área de influência da Usina Santo Antônio, localizada em Porto Velho (RO). Os dado

Energia mais limpa: Desligamento de 13 termelétricas evita 1 milhão de toneladas de CO₂ em Rondônia
Enquanto líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil se reúnem em Belém (PA), na COP30, para discutir soluções urgentes para fr
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)