Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente

Estudantes da região recebem informações sobre o projeto de pesquisa “Mansonia e Você” da UHE Jirau

Cerca de 4 mil estudantes participaram das atividades realizadas pela ESBR


Colégio Tiradentes da Polícia Militar II - Jaci Paraná - Gente de Opinião
Colégio Tiradentes da Polícia Militar II - Jaci Paraná

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau está desenvolvendo, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL PD-06631-0005/2017), um projeto para estudar o mosquito Mansonia. A pesquisa tem a finalidade de desenvolver uma metodologia para o monitoramento da dinâmica comportamental de Mansonia spp. e sua relevância no aproveitamento hidrelétrico na Amazônia, que poderá contribuir e auxiliar o poder público na elaboração de um protocolo específico para o mosquito. Cabe destacar que há poucos estudos sobre este tipo de mosquito que é comum na região e que existe há cerca de 140 milhões de anos em todo o continente americano, principalmente na Amazônia.

A pesquisa que iniciou em outubro de 2017 terá um total de 03 anos de duração e conta com a participação da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Acre (UFAC), Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (FIOCRUZ-RJ), Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (IPEPATRO), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Oikos Consultoria e Projetos.

Clariana Belém, Analista de Socioeconomia da ESBR, informou que desde o começo da pesquisa, foi pensado em uma ação de comunicação específica para a sensibilização que envolvesse a comunidade da região. O objetivo da ação é proporcionar o acesso as informações da pesquisa, contribuir para o melhor entendimento da natureza do mosquito, esclarecer as dúvidas, bem como auxiliar os pesquisadores em campo para que tenham acesso às pessoas e suas propriedades para a realização da pesquisa. “São importantes as ações que permitam informar a comunidade sobre o que já conhecemos do mosquito, através do projeto de pesquisa, assim surgiu o Plano de Comunicação do Projeto de P&D Mansonia”. Com a atividade realizada nas escolas, explicamos toda a natureza do mosquito, como nasce, se desenvolve, onde cresce, além de informar sobre os resultados da pesquisa”, destacou Clariana sobre o desenvolvimento das campanhas de comunicação.

As atividades do Plano de Comunicação da Pesquisa Mansonia e Você”, desenvolvida pela ESBR, foram levadas as escolas públicas e particulares de Nova Mutum Paraná, Jaci Paraná, Vila Jirau, Abunã e União Bandeirantes, no período de abril a julho de 2019, para fornecer conhecimento e informações corretas, apresentando esclarecimentos sobre o mosquito Mansonia. As ações de sensibilização nas instituições de ensino, foram planejadas de forma objetiva e didática.

De acordo com a bióloga Bianca Mendes, facilitadora da campanha, houve um cuidado durante o planejamento das ações junto as instituições, de forma que as informações fossem apresentadas de maneira didática a cada turma. Foram visitadas 11 escolas, nos períodos matutino e vespertino, com atividades de pintura, leitura e distribuição de cartilhas, sobre o mosquito e explicou, também, sobre a escolha deste público. “As crianças têm forte poder de divulgar as informações em suas famílias. Elas são verdadeiras disseminadoras de informações”, afirmou Bianca.

“Eu gostei da palestra e vou falar para minha família sobre o que eu entendi”, relatou Isabella Campos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum Paraná.

Galeria de Imagens

  • Isabella Campos - aluna do 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
    Isabella Campos - aluna do 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
  • Escola Municipal 3 de  Dezembro - União Bandeirantes
    Escola Municipal 3 de Dezembro - União Bandeirantes
  • Escola Municipal Encantos de Mutum - Nova Mutum Paraná
    Escola Municipal Encantos de Mutum - Nova Mutum Paraná
  • Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon - Jaci Paraná
    Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon - Jaci Paraná
  • Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
    Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
  • Escola Municipal Olympia Salvatore -Vila Jirau
    Escola Municipal Olympia Salvatore -Vila Jirau

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente

Concluída a proteção das margens do rio Madeira

Concluída a proteção das margens do rio Madeira

A Santo Antônio Energia acaba de concluir a obra de proteção das margens do rio Madeira, denominada tecnicamente de enrocamento. A proteção feita com

Bicicletas garantem agilidade nos trabalhos na Hidrelétrica Santo Antônio

Bicicletas garantem agilidade nos trabalhos na Hidrelétrica Santo Antônio

Bicicletas estão agilizando os trabalhos dos operadores da Hidrelétrica Santo Antônio que precisam percorrer várias vezes ao dia as longas galerias da

Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do IFRO

Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do IFRO

Estudantes do Curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho, visitaram a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau e conhe

Porto Velho - Pacuera irá nortear o desenvolvimento da região do entorno do reservatório da hidrelétrica

Porto Velho - Pacuera irá nortear o desenvolvimento da região do entorno do reservatório da hidrelétrica

A Santo Antônio Energia está atualizando o Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório da hidrelétrica (Pacuera). O documento é um estudo ex