Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente

Estudantes da região recebem informações sobre o projeto de pesquisa “Mansonia e Você” da UHE Jirau

Cerca de 4 mil estudantes participaram das atividades realizadas pela ESBR


Colégio Tiradentes da Polícia Militar II - Jaci Paraná - Gente de Opinião
Colégio Tiradentes da Polícia Militar II - Jaci Paraná

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau está desenvolvendo, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL PD-06631-0005/2017), um projeto para estudar o mosquito Mansonia. A pesquisa tem a finalidade de desenvolver uma metodologia para o monitoramento da dinâmica comportamental de Mansonia spp. e sua relevância no aproveitamento hidrelétrico na Amazônia, que poderá contribuir e auxiliar o poder público na elaboração de um protocolo específico para o mosquito. Cabe destacar que há poucos estudos sobre este tipo de mosquito que é comum na região e que existe há cerca de 140 milhões de anos em todo o continente americano, principalmente na Amazônia.

A pesquisa que iniciou em outubro de 2017 terá um total de 03 anos de duração e conta com a participação da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Acre (UFAC), Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (FIOCRUZ-RJ), Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (IPEPATRO), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Oikos Consultoria e Projetos.

Clariana Belém, Analista de Socioeconomia da ESBR, informou que desde o começo da pesquisa, foi pensado em uma ação de comunicação específica para a sensibilização que envolvesse a comunidade da região. O objetivo da ação é proporcionar o acesso as informações da pesquisa, contribuir para o melhor entendimento da natureza do mosquito, esclarecer as dúvidas, bem como auxiliar os pesquisadores em campo para que tenham acesso às pessoas e suas propriedades para a realização da pesquisa. “São importantes as ações que permitam informar a comunidade sobre o que já conhecemos do mosquito, através do projeto de pesquisa, assim surgiu o Plano de Comunicação do Projeto de P&D Mansonia”. Com a atividade realizada nas escolas, explicamos toda a natureza do mosquito, como nasce, se desenvolve, onde cresce, além de informar sobre os resultados da pesquisa”, destacou Clariana sobre o desenvolvimento das campanhas de comunicação.

As atividades do Plano de Comunicação da Pesquisa Mansonia e Você”, desenvolvida pela ESBR, foram levadas as escolas públicas e particulares de Nova Mutum Paraná, Jaci Paraná, Vila Jirau, Abunã e União Bandeirantes, no período de abril a julho de 2019, para fornecer conhecimento e informações corretas, apresentando esclarecimentos sobre o mosquito Mansonia. As ações de sensibilização nas instituições de ensino, foram planejadas de forma objetiva e didática.

De acordo com a bióloga Bianca Mendes, facilitadora da campanha, houve um cuidado durante o planejamento das ações junto as instituições, de forma que as informações fossem apresentadas de maneira didática a cada turma. Foram visitadas 11 escolas, nos períodos matutino e vespertino, com atividades de pintura, leitura e distribuição de cartilhas, sobre o mosquito e explicou, também, sobre a escolha deste público. “As crianças têm forte poder de divulgar as informações em suas famílias. Elas são verdadeiras disseminadoras de informações”, afirmou Bianca.

“Eu gostei da palestra e vou falar para minha família sobre o que eu entendi”, relatou Isabella Campos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum Paraná.

Galeria de Imagens

  • Isabella Campos - aluna do 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
    Isabella Campos - aluna do 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
  • Escola Municipal 3 de  Dezembro - União Bandeirantes
    Escola Municipal 3 de Dezembro - União Bandeirantes
  • Escola Municipal Encantos de Mutum - Nova Mutum Paraná
    Escola Municipal Encantos de Mutum - Nova Mutum Paraná
  • Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon - Jaci Paraná
    Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon - Jaci Paraná
  • Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
    Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré
  • Escola Municipal Olympia Salvatore -Vila Jirau
    Escola Municipal Olympia Salvatore -Vila Jirau

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente

Usina Jirau oferece proteção com 20 mil máscaras contra o coronavírus gerando renda para a comunidade local

Usina Jirau oferece proteção com 20 mil máscaras contra o coronavírus gerando renda para a comunidade local

Em tempos de enfrentamento contra o Coronavírus, o Projeto Costurando o Futuro é uma iniciativa da Usina Hidrelétrica Jirau que chega como um auxíli

Jaci-Paraná recebe a segunda etapa das obras de pavimentação

Jaci-Paraná recebe a segunda etapa das obras de pavimentação

A Santo Antônio Energia irá iniciar na próxima semana a segunda etapa da pavimentação, drenagem e sinalização de ruas do distrito de Jaci-Paraná. Ne

Curimbas nascem no Laboratório de Reprodução de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio

Curimbas nascem no Laboratório de Reprodução de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio

O Laboratório de Reprodução de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio registrou em janeiro, pelo segundo ano consecutivo, o nascimento de larvas de curi

UHE Jirau entrega seis escolas para a Seduc atender à terra indígena Kaxarari

UHE Jirau entrega seis escolas para a Seduc atender à terra indígena Kaxarari

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau entregou para a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC) seis escolas na Terra Indígena Kaxarari, que e