Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Expectativa do Facebook ter um grande impacto eleitoral será frustrada


Expectativa do Facebook ter um grande impacto eleitoral será frustrada - Gente de Opinião

 Carta Capital - João Feres Júnior, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), braço da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), percebeu que o período de pré-campanha está se consolidando na internet.

O Facebook terá grande influência no voto dos eleitores nas redes sociais? As redes enganam? Sobre isso Feres Júnior tem uma resposta: "Acho que a expectativa de o Facebook ter um grande impacto eleitoral vai ser em grande medida frustrada por várias razões".

Ele explica: "Primeiro, temos o descrédito lançado sobre a rede, devido ao escândalo de Cambridge Analytica. Isso fez com que a própria empresa, para se proteger, restringisse o uso dos posts e o acesso de terceiros aos dados. Tais medidas diminuíram drasticamente o poder de disseminação das mensagens".

Segundo Feres Júnior, há algo que "muito pouca gente sabe". Ei-lo: "Os algoritmos do Facebook são desenhados para maximizar o poder comercial dos anúncios, por isso não são tão eficientes para campanhas políticas".

O ponto maior da divergência "está no fato de o vendedor querer fidelizar o cliente e, assim, procurar expandir a base dele para pessoas no espaço próximo de seus eleitores cativos". A diferença de tempo é brutal. O político, diz Feres, "precisa fazer isso em um espaço de pouco mais de dois meses, enquanto o comerciante trabalha com a temporalidade de anos".

Leia a íntegra da matéria

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo