Sábado, 1 de setembro de 2018 - 12h02
Carta Capital - João Feres Júnior, diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), braço da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), percebeu que o período de pré-campanha está se consolidando na internet.
O Facebook terá grande influência no voto dos eleitores nas redes sociais? As redes enganam? Sobre isso Feres Júnior tem uma resposta: "Acho que a expectativa de o Facebook ter um grande impacto eleitoral vai ser em grande medida frustrada por várias razões".
Ele explica: "Primeiro, temos o descrédito lançado sobre a rede, devido ao escândalo de Cambridge Analytica. Isso fez com que a própria empresa, para se proteger, restringisse o uso dos posts e o acesso de terceiros aos dados. Tais medidas diminuíram drasticamente o poder de disseminação das mensagens".
Segundo Feres Júnior, há algo que "muito pouca gente sabe". Ei-lo: "Os algoritmos do Facebook são desenhados para maximizar o poder comercial dos anúncios, por isso não são tão eficientes para campanhas políticas".
O ponto maior da divergência "está no fato de o vendedor querer fidelizar o cliente e, assim, procurar expandir a base dele para pessoas no espaço próximo de seus eleitores cativos". A diferença de tempo é brutal. O político, diz Feres, "precisa fazer isso em um espaço de pouco mais de dois meses, enquanto o comerciante trabalha com a temporalidade de anos".
Leia a íntegra da matéria
Eyder Brasil vai revitalizar centros esportivos e apoiar atletas de todas as áreas
Atletas do grupo master de futebol amador de Porto Velho, receberam o candidato a prefeito de Porto Velho Sargento Eyder Brasil e o candidato a vere
Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11
Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron