Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Bolsonaro puxa partidos nanicos de forma inédita nos governos dos estados


Bolsonaro puxa partidos nanicos de forma inédita nos governos dos estados - Gente de Opinião
247 - O Brasil acaba de testemunhar um crescimento inédito dos partidos nanicos e de orientação conservadora em função do volume de votos que Jair Bolsonaro (PSL) ostentou no primeiro turno. O próprio PSL já se tornou maior que o PSDB nesse piscar de olhos da história. Os fenômenos Romeu Zema (Novo) e Wilson Witzel (PSC), que dispararam nas 24 horas finais do pleito, são diretamente decorrentes da onda extremista que cerca o ex-capitão do exército.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo desenha o pano de fundo sobre o qual se desenrolou o fenômeno: "partidos com menor expressão eleitoral surpreenderam nas eleições aos governos neste domingo (7) e conseguiram levar para o segundo turno, em primeiro lugar, as disputas de grandes colégios eleitorais como MG e RJ. Enquanto isso, siglas graúdas como o MDB amargaram derrotas em todo o país. O partido vai sair de sete estados vencidos em 2014 para, no máximo, quatro nesta eleição".

E enfileira dados concretos "indicando apoio a Jair Bolsonaro, o candidato Romeu Zema (Novo) ultrapassou o governador Fernando Pimentel (PT) e o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) e ficou em primeiro lugar na votação mineira. Ele irá para o segundo turno com o tucano. Do mesmo jeito, Wilson Witzel (PSC) disputará a eleição fluminense contra o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que estava à frente das pesquisas de intenções de voto até o sábado (6). Witzel terminou como primeiro colocado, com mais de 40% dos votos válidos".

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo