Sexta-feira, 1 de julho de 2016 - 17h27
Os 60 pacientes da Ala de Psiquiatria do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, participaram nesta quinta-feira, 30, da 3ª edição do Arraial realizado pela coordenação do local em parceria com a equipe de voluntários da Eletrobras Eletronorte.
O evento já faz parte do calendário festivo da Ala que atualmente atende 25 mulheres e 35 homens com idades entre 20 e 40 anos e que passam por tratamento em decorrência de algum transtorno, principalmente ligados às drogas/álcool, bem como, perda afetiva (ente familiar ou conjugal).
De acordo com a Coordenadora Técnica da Ala, Simone de Jesus Machado, as festas colaboram de forma significativa na melhora da saúde mental, física e emocional dos internos. “Eventos assim são de suma importância na vida deles, pois colaboram no tratamento e inclusive diminui no tempo de internação. Os voluntários da Eletrobras Eletronorte vêm nos auxiliando de forma excepcional no nosso projeto”, explicou.
O evento proporcionou a todos pescaria, muitos jogos e uma farta mesa com quitutes da culinária caipira, além da tradicional quadrilha entre pacientes e voluntários. A colaboradora Marilene Carvalho, voluntária nas ações sociais, interagiu junto aos pacientes. Vestiu-se de caipira e dançou com um dos internos. “Eu sinto que fiz minha ação completa interagindo literalmente com eles. Me sinto feliz por contribuir de forma lúdica doando não só coisas materiais, mas compartilhado de momentos de afeto e amor”, disse.
Doações
Além de contribuir com as datas comemorativas da Ala, os voluntários fazem doações de material de higiene há oito anos. A ação tem contribuição da força de trabalho a Regional e a cada três meses a equipe entrega produtos como: creme dental, sabonete, condicionador, shampoo, escova dental, absorvente, barbeador, toalha de banho, talco, desodorante dentre outras necessidades. As campanhas têm a coordenação de Matias Pereira de Lucena, colaborador há cerca de nove anos na Eletrobras Eletronorte.
O local conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas.
A Ala recebe doações e visitas. Os interessados podem entrar em contato através do telefone: (69)99357-4479 ou e-mail simone_oto27@hotmal.com. A clínica psiquiátrica fica no Hospital de Base, na Av. Jorge Teixeira, 3766, Setor Industrial, Porto Velho (RO).
Fonte: Terezinha Félix de Brito Pantoja
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço
O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans
A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência
Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos
Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”
Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu
Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C