Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Voluntários da Eletrobras Eletronorte participam do Arraial na Ala de Psiquiatria do HB


 Voluntários da Eletrobras Eletronorte participam do Arraial na Ala de Psiquiatria do HB - Gente de Opinião

Os 60 pacientes da Ala de Psiquiatria do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, participaram nesta quinta-feira, 30, da 3ª edição do Arraial realizado pela coordenação do local em parceria com a equipe de voluntários da Eletrobras Eletronorte.

O evento já faz parte do calendário festivo da Ala que atualmente atende 25 mulheres e 35 homens com idades entre 20 e 40 anos e que passam por tratamento em decorrência de algum transtorno, principalmente ligados às drogas/álcool, bem como, perda afetiva (ente familiar ou conjugal).

De acordo com a Coordenadora Técnica da Ala, Simone de Jesus Machado, as festas colaboram de forma significativa na melhora da saúde mental, física e emocional dos internos. “Eventos assim são de suma importância na vida deles, pois colaboram no tratamento e inclusive diminui no tempo de internação. Os voluntários da Eletrobras Eletronorte vêm nos auxiliando de forma excepcional no nosso projeto”, explicou.

O evento proporcionou a todos pescaria, muitos jogos e uma farta mesa com quitutes da culinária caipira, além da tradicional quadrilha entre pacientes e voluntários. A colaboradora Marilene Carvalho, voluntária nas ações sociais, interagiu junto aos pacientes. Vestiu-se de caipira e dançou com um dos internos. “Eu sinto que fiz minha ação completa interagindo literalmente com eles. Me sinto feliz por contribuir de forma lúdica doando não só coisas materiais, mas compartilhado de momentos de afeto e amor”, disse. 

Doações

Além de contribuir com as datas comemorativas da Ala, os voluntários fazem doações de material de higiene há oito anos. A ação tem contribuição da força de trabalho a Regional e a cada três meses a equipe entrega produtos como: creme dental, sabonete, condicionador, shampoo, escova dental, absorvente, barbeador, toalha de banho, talco, desodorante dentre outras necessidades. As campanhas têm a coordenação de Matias Pereira de Lucena, colaborador há cerca de nove anos na Eletrobras Eletronorte.

O local conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas.

A Ala recebe doações e visitas. Os interessados podem entrar em contato através do telefone: (69)99357-4479 ou e-mail [email protected]. A clínica psiquiátrica fica no Hospital de Base,  na Av. Jorge Teixeira, 3766, Setor Industrial, Porto Velho (RO).

 Fonte: Terezinha Félix de Brito Pantoja

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)