Sábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Visão Panorâmica - A CULPA NÃO É DOS JORNAIS!


Visão Panorâmica - A CULPA NÃO É DOS JORNAIS! - Gente de Opinião 

Outro dia meu filho adolescente me perguntou o porquê  dos jornais só trazerem notícias ruins em suas manchetes, e que em um certo dia, num debate em sua escola, foi comentado que os meios de comunicação, principalmente os jornais, são os maiores culpados pela situação calamitosa em que vivemos e que por pura ganância, exploram em demasia o lado negativo dos problemas sociais e com isso incentivam o agravamento dos mesmos.

Bem caros leitores, se o fato narrado acima fosse verídico, principalmente os ingleses estariam em situação muito pior que a nossa, haja vista que por lá, inobstante os jornais de fofocas e escândalos chamados tablóides, serem os mais vendidos e viverem da divulgação das desgraças alheias, pagando muitas vezes pesadíssimas indenizações por divulgarem fatos mentirosos.

Voltando à nossa terra “brasilis”, os problemas por aqui, também não são os meios de comunicações que só divulgam as barbaridades. O problema é de todos nós (sociedade) que mergulhada neste caos, muitas vezes procura um bode expiatório para se isentar de suas responsabilidades. Dou o exemplo dessa problemática em parábola; é como o caso do marido traído que flagrou a esposa adulterando com o amante em cima do sofá, e pra resolver o problema simplesmente decidiu colocar fogo no sofá. Ora amigo leitor, se a coisa andam  tão bicudas  assim, imaginem se a nossa imprensa  não divulgassem e denunciassem os fatos delituosos e criminosos, não importando quem os cometeu? Sinceramente  acho que hoje estaríamos vivendo uma Sodoma e Gomorra.

Pelo menos a maioria dos jornais e sites são  imparciais,  comprometidos apenas com seus leitores, muitas vezes perdendo anunciantes importantes por não cederam as chantagens lhes impostas.

Eu gostaria de aproveitar este momento para fazer a defesa da nossa imprensa. Se voltarmos um pouquinho no tempo, veremos que os momentos de democracia em que hora vivemos, devemos e muito aos meios de comunicações que no antigo sistema de governo totalitarista, comeram literalmente o pão que o diabo amassou,  sendo perseguidos e mortalmente feridos, não aceitando as mordaças que os ditadores tentaram lhes impor. A teoria de que no nosso sistema de governo temos quatro poderes e não três, sendo; executivo, legislativo, judiciário e a imprensa está sendo comprovada neste momento da nossa história.

Diante das denúncias de corrupção ativa, passiva, peculato, desvio de divisas, lavagem de dinheiro e etc e tal... O executivo (através da Polícia Federal), o legislativo e o judiciário estão tomando as providências, embasados nas informações divulgadas nos meios de comunicações.

Enfim, se o momento que vivemos não é ainda o ideal, imaginem se não tivéssemos um sistema jornalístico sério, forte e comprometido com a verdade? Com certeza a coisa estaria mais do que preta por este lado do hemisfério sul do Equador. Portanto amigo, a culpa não é dos jornais.

Um forte abraço e até a próxima oportunidade,

Máximo Nobre
[email protected]

Gente de OpiniãoSábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Prometer e não cumprir é o esporte preferido de muitos políticos

Por mais que nos esforcemos para acreditar no que dizem alguns políticos, não adianta, com o tempo, eles próprios se encarregam de nos lembrar que f

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Entre a ilusão e a realidade, brilha a verdadeira vida

Era uma vez uma mulher chamada Maria que passava grande parte da sua vida entre o adormecer e o acordar. Nos seus sonhos, Maria encontrava mundos

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

Eita, que cara sortudo esse Zé Dirceu!

A persistência é uma das qualidades que eu mais admiro no ser humano. Tem gente que não desiste de jeito nenhum de lutar por seus ideiais, ainda que

Pentecostes é o Dia do Espírito Santo

Pentecostes é o Dia do Espírito Santo

Pentecostes é a festa do Espírito Santo, que em termos hodiernos se poderia também dizer que é a festa em que se celebra a proclamação da democrat

Gente de Opinião Sábado, 25 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)