Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Uma explosão de beleza na música eletrônica


 

    O precursor da música eletrônica no Brasil foi Jorge Antunes, que por força do regime militar só conseguiu  lançar seu disco em 1974 pela gravadora Mangione Discos, que depois de 15 tentativas aceitou a idéia. E assim saiu o primeiro disco brasileiro de música eletrônica. Pioneiro na área ele estudou composição e regência na Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ) e também cursou Física na Faculdade Nacional de Filosofia.Uma explosão de beleza na música eletrônica - Gente de Opinião

     De 1974 para cá muita coisa mudou, mas sempre   um  bom trabalho merece ser enaltecido,  e no que se refere a música eletrônica no Brasil o cenário nacional não deixa a desejar. O Brasil conta com DJs de extrema competência, grandes nomes como Marky e Patife com as mixagens em drum and bass, Renato Cohen com tech-house, Jason Bralli com progressive trance são excelentes exemplos. Grandes eventos estão acontecendo por todo o país. Hoje o Brasil é passagem obrigatória dos grandes DJs internacionais. Não é à toa que já tocaram por aqui importantes nomes como o "mago das três pick-ups" Carl Cox, o precursor do estilo eletro DJ Afrika Bambaataa,(Kevin Donovan – Hip Hop); além do "rei do trance" Tiesto.

   Neste particular a Dj Thay Pires optou por desenvolver o ”House Tribal” que é uma reminiscência da música étnica da África e América do Sul aonde ela transcende as batidas com mashup (mistura entre duas músicas) além de utilizar recursos como o "ululation" e "cappellas" e bases de batidas fortes. Além disto  adota um estilo próprio mesclando sons, gêneros e tendências,com solos de clarineta, oboé assim como toques de tamborim. A nossa DJ Thay Pires é instantâneamente reconhecida aonde quer que se apresente e vem se destacando na cena eletrônica desde o início de sua carreira. São festas lotadas, vibes incríveis e o público indo a loucura.

   Os sonhos de Jorge Antunes (ele construía seus geradores e moduladores) não foram em vão. No endereço eletrônico   http://www.youtube.com/watch?v=Kg2cOpj-3Kk&feature=youtu.be  podemos conferir  a beleza, o carisma, a simpatia e as batidas do coração de Thay Pires em forma de música.

*Rosildo Barcellos – historiador e crítico musical.

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.