Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Um sonho com o prefeito: Do café ao vinagre


Um sonho com o prefeito: Do café ao vinagre - Gente de Opinião

 * Romilton Marinho Vieira

Semana passada, tive um sonho com o prefeito e foi assim:

Como de costume, na árdua tarefa da advocacia, me dirigi a Vara de Execuções Fiscais para consultar um processo e tive duas surpresas: A primeira que o meu cliente foi agraciado com uma bela Decisão e a segunda que, enquanto olhava o processo, sem me aperceber, foi colocado à minha frente, um saboroso cafezinho, feito, penso, naquela hora.

Acredite, caro leitor, a gratuidade é ainda um valor que impera em nossa sociedade. Sem que tivesse pedido qualquer coisa, um cafezinho bem quentinho foi colocado à minha frente e estava uma delícia, saboroso! Só me restou um agradecimento genérico a todos que ali se encontravam e, disse ainda, que voltaria outras vezes, já que com um atendimento “vip” desse jeito, estaria ali toda semana.

Saindo à procura de meu carro me veio à mente uma lembrança. Vou à Prefeitura, que fica ao lado do Cartório, falar com o Prefeito Mauro Nazif. Preciso pedir providências em relação aos buracos de minha rua.

Cheguei a prefeitura, me dirigi até o gabinete e perguntei pelo prefeito. A secretária, muito gentil, me disse que ele não se encontrava. Ai indaguei: e o chefe de Gabinete? – O mesmo encontra-se viajando! disse a bela Secretária, entretanto, há um substituto. Siga aquele corredor e na penúltima porta procure o sr. Fulano de tal, ele o atenderá.

 Imediatamente me dirigi ao local indicado e me dirigi a um rapaz que se encontrava à mesa. - Gostaria de falar com o substituto do Chefe de Gabinete! O rapaz respondeu: - Aguarde um pouquinho, Doutor, que ele está atendendo e quando terminar o senhor será atendido. Ok. Obrigado!

Ainda sob os auspícios do delicioso cafezinho,  aguardei pouco mais de dois minutos; a porta se abriu e de lá saíram duas pessoas e o chefe. O funcionário então disse: - Esse senhor gostaria de falar com você! O chefe de imediato respondeu: - estou de saída, não tenho tempo. Mas, quando se dirigia à porta de saída, ele voltou-se para mim e disse: o que o senhor deseja?  Venha até minha sala!

O café que eu tinha tomado antes, delicioso, começara a se transformar em vinagre.

Comecei a falar: - sou um cidadão que mora a Rua Roberto de Souza, antiga Rua México, Bairro Embratel, que fica entre Avenida Calama e Pinheiro Machado, e gostaria de solicitar providências da Prefeitura para que arrume os buracos no asfalto  lá existentes! São inúmeros!. Inclusive diversos carros estão furando os pneus naquela localidade. Logo me interrompeu: Isso não é comigo é com o Secretário Municipal de Serviços Públicos! Indaguei: Você não poderia interceder com o Secretário, em nome dos moradores? Não! Não!   Estou de saída e se quiser você liga pra ele.

Nesse momento, caro leitor, cometi um erro imperdoável; disse a ele: - engraçado, na administração anterior, a nossa rua sempre era arrumada e antes que eu terminasse o chefe em tom desafiador me disse: - Isso eu não admito! Isso eu não admito! Vai então procurar o Sr. RS que ele vai arrumar sua rua e percebendo que errei, já que estava em torcida errada, pedi desculpas a ele e disse: - Me perdoe, cheguei em hora errada, o Sr. estava de saída, encontra-se estressado e não devia tocar em nome do RS neste local. Ee me retirei.

A fome apertava.  Pensei: vou pra casa comer aquela canjiquinha mineira, com costela de carneiro e depois de um sono tudo fica bem; e por azar, caro leitor, não consegui chegar em casa: o pneu do meu carro furou nos buracos da Rua Roberto de Souza (antiga México), que fica entre a Calama e Pinheiro Machado. Foi uma decepção só. O doce do café transformou-se num azedo vinagre.

Acredito que muitos leitores não poderão neste momento ler essa pequena crônica, já que estarão, sob o sol escaldante, consertando o pneu furado de seu carro, nos buracos da rua Roberto de Souza, que fica entre a Calama  e Pinheiro Machado.

O baque no buraco foi tão grande, que acordei.

* O autor é advogado militante em Porto Velho

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)