Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa


TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de Opinião 
Edson Lustosa



NÃO RIA, É SÉRIO

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de OpiniãoUma medida de economia no mínimo sui generis foi aprovada pela Câmara Municipal de Porto Velho. O prefeito Chaves – não contavam sua astúcia? – queria acabar com uma gratificação. Daí os doutos vereadores ajeitaram as coisas da seguinte maneira: extingue a gratificação, mas incorpora o valor dela no salário de quem já a está recebendo.

FORA DO CONTROLE

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de Opinião

Nessa história da chacina no presídio em Manaus, além da frase mais idiota do ano, proferida pelo governador José Melo – “Não tinha nenhum santo” – , chamou atenção o fato de em nenhum momento serem citadas nas reportagens as instituições de controle interno e externo responsáveis por verificar a eficiência da empresa gestora da prisão.

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de Opinião

SIMPLES ASSIM

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de OpiniãoEsse processo em que o senador Ivo Cassol foi condenado por peripécias em licitações enquanto prefeito de Rolim de Moura deve ser mesmo bem complicado. O ministro Teori Zavask, do STF, pediu vista e já está há três meses estudando o processo sem conseguir dizer nada sobre ele. A prescrição é em 2018. Será que isso ele já entendeu?

O HAITI É AQUI

Se o que ainda distinguia o Piauí do Haiti era a ausência de terremoto, por estes dias os piauienses tiveram a impressão de que essa distinção desaparecera. E foi um tal de descer correndo dos prédios. Teresina viveu tremores maiores do que na visita de Lula ou Dilma Roussef. Foi só o susto. Não haverá campanha de alimentos na Globo.

TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE

Bastou que um exemplar da Constituição Federal adentrasse o presídio de Manaus. Ocorreu então que, sem a devida capacidade de proceder à exegese jurídica, os internos se apegaram ao texto do art. 226: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. Só que eles fizeram uma interpretação bem regionalizada: “Família do Norte”.

MACHISMO UMA OVA

Machista que é machista manda a ex-mulher pra casa do caramba e arruma uma mais nova e bonita. Isso, sim, é machismo: ver na mulher apenas um aparelho de prazeres. Agora, o cara sucumbir a uma paixão avassaladora, matar a família toda e também se matar, nunca foi nem será machismo, mas obsessão. É eminentemente doença emocional.

FEMINISMO

As devotas de santa Simone de Peignoir inundam a internet com postagens dizendo que o episódio de Campinas se deve ao machismo. Quem parou suas leituras na onda existencialista deve pensar besteira mesmo. E a mulher que picou o japonês e o pôs na mala? E a outra que tramou com o amante a morte do embaixador grego? Foi machismo?

DESCULPA DE AMARELÃO

Aliás, o machismo é usado como desculpa pra muita coisa. Todos os dias milhões de travestis no mundo inteiro levam porrada do gigolô. Nenhum deles é de Cuba? Sim, tudo bem. Mas o interessante é que nenhum resolve virar homem. Já quando a mulher decide degustar um charque, vem com história que é porque era maltratada pelo marido.

RECICLAGEM

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de OpiniãoCatando nomes em um espectro que vai do secretariado de Chiquilito ao de Mauro Nazif, passando pelos secretários de Carlinhos Camurça e Roberto Sobrinho, eis que o prefeito Hildon Chaves compôs seu secretariado. Decepções de um lado, festas de outro. Parece até elenco de novela da Record: juntando quem já foi da Globo, Band, SBT...

PIADA NA REDE

O cidadão volta de uma viagem e, na roda de amigos, lhe perguntam como era a cidade que tinha visitado e ele dispara: “Só tem vadia e jogador de futebol”. Um amigo se exalta: “Epa! Minha mãe e minhas irmãs moram lá!”. Ele emenda: “Estão batendo um bolão…!”. Aviso: não assine nenhum documento sem antes ter certeza de que entendeu essa piada.

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual