Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Tributo ao mestre Oscar Niemayer


Tributo ao mestre Oscar Niemayer - Gente de Opinião

VASCO VASCONCELOS

O Brasil está de luto. Morreu dia 05.12 aos 104 anos (1907-2012), um dos maiores expoentes da arquitetura mundial, o arquiteto, o gênio, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, vulgo Oscar Niemeyer.

Ele revolucionou com seus traços e formas os cenários dos homens. Dentre as mais de 500 obras, espalhadas por o todo o mundo, escolas, museus, pontes, palácios, igrejas, cassinos, etc., está a nossa querida Capital da República, Brasília-DF, a qual compus uma canção intitulada, Brasília Capital da Bossa Nova, Um Tributo aos 52 anos de Brasília, meu amor,disponível http://www.youtube.com/watch?v=7OAC0DXMSpg onde eu canto:

Quem me dera ter o lirismo do Vinícius/ A batuta do maestro Tom Jobim/ A batida do meu mestre João Gilberto/ Pra compor e cantar/ As Belezas da minha Brasília/ Ela é a Capital do meu país/ Detentora de uma singularidade/ É a Capital da Esperança/ Patrimônio Cultural da Humanidade/ Quando aqui cheguei/ De cara me apaixonei/ Pela sua arquitetura esplenderosa/ Projetada por Niemayer e Lúcio Costa/ Tem uma beleza rara/ Que nasceu/ Do Sonho de D. Bosco/ Construída pelo Nossa JK, e hoje todos querem te amar/ 8ª Maravilha do Mundo / Santuário de Mulheres Nota 10 (...) Como eu te adoro Brasília/ Pela sua natureza exuberante/ Seus ipês e suas flores do cerrado/ Que me deixa ainda mais apaixonado/Como eu te quero também/ Celeiro de poetas e cantores/ Terra prometida e generosa/ É também a Capital a Bossa Nova.

Portanto ele é merecedor da mais alta comenda do Governo Brasileiro. Brasília é toda sua Niemayer e orgulho para todos nós brasileiros.

Nesta oportunidade quero sugerir ao Governador do Distrito Federal, galardoar esse gigante da arquitetura mundial, denominando os nomes das Avenidas W/3/Sul e Norte, como Avenidas Oscar Niemayer, afinal devemos a ele tudo, por ter projetado a oitava maravilha do mundo (Brasília).

Que multipliquem homens com o Espírito de Brasilidade como Oscar Niemayer, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Descanse em paz Dr. Oscar Niemayer vai ser muito difícil substituir o seu legado. O Brasil está de luto e chora a sua triste partida.

VASCO VASCONCELOS
Analista, Escritor e Jurista
E-mail: vasco.vasconcelos@brturbo.com.br   

Mais Sobre Opinião

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o

O recado das urnas

O recado das urnas

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de