Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Tributo ao mestre Oscar Niemayer


Tributo ao mestre Oscar Niemayer - Gente de Opinião

VASCO VASCONCELOS

O Brasil está de luto. Morreu dia 05.12 aos 104 anos (1907-2012), um dos maiores expoentes da arquitetura mundial, o arquiteto, o gênio, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, vulgo Oscar Niemeyer.

Ele revolucionou com seus traços e formas os cenários dos homens. Dentre as mais de 500 obras, espalhadas por o todo o mundo, escolas, museus, pontes, palácios, igrejas, cassinos, etc., está a nossa querida Capital da República, Brasília-DF, a qual compus uma canção intitulada, Brasília Capital da Bossa Nova, Um Tributo aos 52 anos de Brasília, meu amor,disponível http://www.youtube.com/watch?v=7OAC0DXMSpg onde eu canto:

Quem me dera ter o lirismo do Vinícius/ A batuta do maestro Tom Jobim/ A batida do meu mestre João Gilberto/ Pra compor e cantar/ As Belezas da minha Brasília/ Ela é a Capital do meu país/ Detentora de uma singularidade/ É a Capital da Esperança/ Patrimônio Cultural da Humanidade/ Quando aqui cheguei/ De cara me apaixonei/ Pela sua arquitetura esplenderosa/ Projetada por Niemayer e Lúcio Costa/ Tem uma beleza rara/ Que nasceu/ Do Sonho de D. Bosco/ Construída pelo Nossa JK, e hoje todos querem te amar/ 8ª Maravilha do Mundo / Santuário de Mulheres Nota 10 (...) Como eu te adoro Brasília/ Pela sua natureza exuberante/ Seus ipês e suas flores do cerrado/ Que me deixa ainda mais apaixonado/Como eu te quero também/ Celeiro de poetas e cantores/ Terra prometida e generosa/ É também a Capital a Bossa Nova.

Portanto ele é merecedor da mais alta comenda do Governo Brasileiro. Brasília é toda sua Niemayer e orgulho para todos nós brasileiros.

Nesta oportunidade quero sugerir ao Governador do Distrito Federal, galardoar esse gigante da arquitetura mundial, denominando os nomes das Avenidas W/3/Sul e Norte, como Avenidas Oscar Niemayer, afinal devemos a ele tudo, por ter projetado a oitava maravilha do mundo (Brasília).

Que multipliquem homens com o Espírito de Brasilidade como Oscar Niemayer, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Descanse em paz Dr. Oscar Niemayer vai ser muito difícil substituir o seu legado. O Brasil está de luto e chora a sua triste partida.

VASCO VASCONCELOS
Analista, Escritor e Jurista
E-mail: vasco.vasconcelos@brturbo.com.br   

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)