Porto Velho (RO) quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

TIRE SEU RG EM RONDÔNIA SE PUDER


                 TIRE SEU RG EM RONDÔNIA SE PUDER - Gente de Opinião

Meu nome é Alex Sakai, sou jornalista e desde segunda-feira, 20 de janeiro, que enfrento uma verdadeira saga para tentar tirar uma carteira de identidade para que meus filhos possam fazer uma prova seletiva e serem  admitidos no Colégio Tiradentes.

A referida prova foi até cancelada devido a muitos candidatos não terem sido admitidos por não possuírem a carteira de identidade, os candidatos no caso são crianças do ensino fundamental e médio, falo então de crianças de 9 e 11 anos respectivamente.

Recebi na sexta a tarde um telefonema da escola me informando que a prova havia sido cancelada e que uma nova prova seria realizada em 26 de janeiro, mas que seria preciso a identidade. Pois bem, desde segunda feira tento tirar a carteira e não consegui, sequer ser admitido dentro da repartição pública.

Na segunda-feira fui ao local com as crianças às 9 horas e fui informado que só eram distribuídas 100 senhas diárias  para o serviço de identificação  e que eu deveria ir cedo, pois a repartição abria às 07h30min. Na terça fui com as crianças às 07h30min e ao chegar me informaram que as senhas já estavam esgotadas que distribuíram uma pré-senha pra depois receberem a senha (SIC).

Na quarta fui às 06h30min até a repartição pública e as senhas acabaram quando ainda estava a 20 metros da entrada.

Hoje quinta feira, um dia de chuva torrencial, cheguei com as crianças às 6 horas e a fila já estava imensa com cidadãos na chuva a espera de uma senha para que pudessem ser identificados e poder então exercer a cidadania, pois sem identificação ninguém é um cidadão.

Abriram as portas mais cedo, às 06h45min começara a distribuir as senhas, mas mais uma vez quando estava a 10 metros da porta de entrada ouvi a voz da funcionária que fica à porta anunciar como um arauto da incompetência do Estado em cumprir um serviço básico:

-  Acabaram as senhas para identidade.


TIRE SEU RG EM RONDÔNIA SE PUDER - Gente de Opinião
 

Ora isso é uma prova  que o Governo de Rondônia dá,  de que não pode cumprir com sua responsabilidade de identificar seus cidadãos. Às 06h45min da manhã, sob forte chuva, as pessoas que se deslocaram até a repartição, tem que retornar as suas casas sem sequer terem sido admitidas no recinto público.

Uma senhora que estava atrás de mim falou: _isso é uma humilhação. Um rapaz a minha frente reclamou que tem que fazer inscrição num concurso até o dia 30 e já era a segunda vez que ia tentar, mas que não conseguia tirar o documento.

Minha identidade é de São Paulo e em 2010 tive de tirar uma segunda via. Durante as férias eu estava em Santos e fui até a repartição pública para tirar minha segunda via da identidade. Do momento que cheguei ao “Poupa tempo” que é como se chama o serviço lá em São Paulo até eu sair com a identidade nas mãos, não demorei mais do que 1 hora e meia. Ora se lá que tem muito mais pessoas, o Estado consegue prestar o serviço e entregar a identidade em poucas horas, porque aqui não? Acaso somos brasileiros piores?

Ou falta dedicação e competência? Ah, para tirar o RG lá em Santos, fui à repartição pública depois do almoço, não tinha nenhuma fila na porta, não fiquei exposto ao sol, nem a chuva, a senha que recebi foi dentro do recinto onde pude aguardar minha vez sentado, e a espera não demorou mais do que 15 minutos.

Gostaria de saber de quem foi a brilhante ideia de se distribuir apenas 100 senhas diárias para identificação aqui em Porto velho. A capital de um estado com  quase 2 milhões  de habitantes, identifica apenas 100 pessoas por dia e o documento só é expedido dias depois. Podendo demorar até uma semana para o cidadão ter finalmente seu RG e poder se dizer cidadão e ficar então apto para exercer  sua cidadania.

Isso é uma vergonha!

Alex Sakai

DRT 688/RO

Mais Sobre Opinião

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O TRIBUNAL EUROPEU (TEDH) DÁ ANDAMENTO À  QUEIXA “ACÇÃO CLIMÁTICA” DAS CRIANÇAS PORTUGUESASNo rescaldo de Pedrogão Grande onde o Fogo matou 110 Pessoa

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Acirra-se a briga pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. O atual presidente Edwilson Negreiros está articulando um grupo forte para gara

Sua Excelência a abstenção

Sua Excelência a abstenção

Independente de quem saía consagrado das urnas no segundo turno do pleito para a prefeitura de Porto Velho (Hildon Chaves ou Cristiane Lopes), certo

A cidade foi a grande ausente no debate

A cidade foi a grande ausente no debate

Se o Ibope estiver certo em sua aferição, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai permanecer por mais quatro anos no comando do município de Porto Velho