Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Servidores e sindicatos, uni-vos!


Servidores e sindicatos, uni-vos! - Gente de Opinião

Vem aí mais uma arapuca para tentar solapar garantias e direitos conquistados com muito sacrifício pelo funcionalismo, como a estabilidade da categoria, instrumento criado para protegê-la de eventuais ingerências e perseguições. A proposta, batizada com o nome de reforma administrativa - é muito menos que uma reforma e muito mais que um documento destinado a enfrentar as graves questões que asfixiam a máquina burocrática nos três níveis de poder -, encontra-se em tramitação no Senado.

Antes mesmo de o projeto do governo chegar àquela Casa, parlamentares e representantes dos servidores já apontavam as inconveniências dele. Mesmo assim, o governo insiste no discurso de que as medidas deixariam a máquina oficial mais enxuta e, consequentemente, mais eficiente, hipótese essa na qual só mesmo meia dúzia de burocratas e um sem-número de políticos fisiológicos acreditam.

Na prática, porém, essa gente não quer reformar coisa nenhuma. A ideia é sepultar de uma vez por todas a estabilidade do servidor, colocando-o à mercê do temperamento de qualquer apaniguado político mentido a besta, geralmente nomeado para o serviço público sem a menor qualificação ou conhecimento profissional exigidos para o exercício da função, mas porque se acostumou a misturar respeito com veneração.

Se o projeto for aprovado como quer o governo, qualquer atitude aparentemente inofensiva praticada pelo servidor poderá ser considerada suficientemente greve a ponto de redundar na abertura de processo disciplinar e, consequentemente, na perda do cargo, porque é exatamente essa a intenção de muitos que nos governam, ou seja, privilegiar uns poucos em detrimento da maioria, considerada peça descartável dentro da máquina burocrática. É hora, portanto, de servidores e sindicatos unirem suas forças para brecar mais esse ultraje que se deseja cometer contra a grande maioria dos servidores públicos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

ZUMBI - Uma farsa celebrada

ZUMBI - Uma farsa celebrada

Torturador, estuprador e escravagista. É assim que muitos registros e análises críticas descrevem Zumbi dos Palmares, apesar da tentativa insistente

A Igreja não pode tornar-se um superpartido

A Igreja não pode tornar-se um superpartido

A missão da Igreja é transumana transcendente e não pode ser reduzida a mais uma voz no debate partidárioA presença pública de responsáveis eclesiás

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)