Domingo, 28 de maio de 2017 - 10h14
Dom Dominique You, bispo de Conceição do Araguaia (PA), emitiu nota manifestando solidariedade aos familiares dos dez posseiros assassinados na quarta-feira, 24 de maio, durante ação policial de reintegração de posse em um acampamento na Fazenda Santa Lúcia, no município de Pau d’Arco, no Pará. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) informou as Policias Civil e Militar do Pará realizaram a operação de reintegração.
“Será que o cumprimento da Lei não conhece outro caminho fora da destruição do adversário?“, pergunta dom Dominique. E convoca todo o povo “a orar e a se converter para que o mandamento “Não matarás” retome o seu poder na consciência de todos nós e em nossa cultura“.
Leia a Nota, na íntegra:
Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo,
E sobre nós iluminai a vossa face!
Se voltardes para nós, seremos salvos.
Salmo 79(80),4.
Será que o Brasil está mesmo em guerra?
Será que a vida humana não vale mais do que a de um bicho?
Será que a luta pela posse de uma terra exige, hoje, a força das armas?
Será que o cumprimento da Lei não conhece outro caminho fora da destruição do adversário?
A vida humana não é uma coisa da qual alguém pode se libertar quando contradiz ou ameaça interesses particulares.
Será que o Brasil está mesmo em guerra?
Hoje, suplico a Misericórdia de Deus. Rezo pelas vítimas e suas famílias, por aqueles que mandaram matar e aqueles que mataram, nesta tragédia em Pau D’arco.
Convoco todo o povo a orar e a se converter para que o mandamento “Não matarás” retome o seu poder na consciência de todos nós e em nossa cultura. Convido cada pessoa a se juntar ao mutirão de oração pela Paz e pelas vítimas, na próxima 3ª feira, 30 de maio de 2017, às 19h30.
A toda a Diocese peço que se reúna numa igreja ou capela, nesta mesma hora em que celebrarei a Eucaristia na Igreja de Pau D’arco.
É urgente um novo despertar da consciência para que a paz social possa voltar a se alicerçar sobre uma autêntica justiça.
Que Deus salve o Brasil da violência, da injustiça e da ganância!
24 de maio de 2017,
Dom Dominique YOU
Bispo de Santíssima Conceição do Araguaia
Foto (CPT): ato público em Marabá (PA) denuncia massacre de Pau D’Arco
Hospital Municipal: quando teremos?
Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan
Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso
Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais
Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo
O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um