Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Semana Espírita de Porto Velho será de 24 a 27 de nov



Geovani Berno


A Federação Espírita de Rondônia (Fero), em conjunto com as casas espíritas da capital, estará realizando, entre os dias 24 e 27 de novembro, a III Semana Espírita de Porto Velho, com o tema “Herdar a Terra: cuidar de si, do outro e do mundo”. O Evento acontece no auditório da Faculdade Unopar, em Porto Velho. Inscrições ainda podem ser feitas no site da fero,www.fero.org.br, nas casas espíritas ou no local, no dia do evento. 

As Semanas Espíritas fazem parte de um conjunto de ações de divulgação da Doutrina Espírita no Estado de Rondônia, nas diversas cidades onde o movimento espírita organizado está presente. “Divulgar o Espiritismo é levar aos corações a mensagem consoladora cristã, comunicando ao público temas como a imortalidade da alma, a justiça divina por meio da reencarnação, a influência dos espíritos nas nossas vidas, dentre outras questões”, informou o presidente da Fero, Pedro Barbosa Neto.

A Terceira Semana Espírita de Porto Velho busca abordar questões de interesse geral, ou seja, pensando, sobretudo, no público não espírita, de todas as religiões, numa linguagem acessível, conectada com os sentimentos da população do nosso Estado. 

A Fero procurou palestrantes que tenham conhecimento nas áreas dos sentimentos, do meio ambiente na visão espírita, dessa nossa relação conosco mesmos, com os outros e com o nosso mundo Terra. 

Esses irmãos abordarão inicialmente a questão da transição planetária, pela qual passa nosso planeta e como nos relacionamos com isso. Em seguida, serão tratados assuntos delicados, como as influências espirituais e a saúde, o suicídio e a oportunidade da nossa existência corporal, como a providência divina cuida de nós, dentre outros, sob o tópico principal: “Herdar a Terra: cuidar de si, do outro e do mundo. ”

 PROGRAMAÇÃO:

Dia 24 – Quinta-feira, das 19 às 21horas - Sede da Federação Espírita

Palestra de abertura com o tema “Transição Planetária” – Jorge Elarrat

Dia 25 – Sexta-feira das 19h30 às 21horas, Auditório da Unopar

Palestra com o tema “A providência divina nas nossas vidas” – Orson Peter Carrara

Dia 26 – Sábado, Auditório da Unopar

8h30 às 10 horas – “Influências Espirituais (obsessão) e problemas de saúde” – Leonard Machado.

10h30 às 12 horas – “Tensão Emocional e relacionamentos humanos, parte I” – Orson Peter Carrara. 

14h30 às 15h30 – “Tensão Emocional e relacionamentos humanos, parte II” – Orson Peter Carrara.  

16 horas às 17h30 – “Espiritismo e Ecologia” – André Trigueiro

19h30 às 21 horas – “A oportunidade da existência Corporal” – Leonardo Machado

Dia 27 – DomingoAuditório da Unopar

8h30 às 10 horas – “Viver é a melhor opção”: o enfrentamento ao suicídio – André Trigueiro.

10h30 às 12 horas – “Angústias, solidão e depressão: causas, consequências e terapias fisiológicas e espirituais” – Leonardo Machado. 

Expositores:

André Trigueiro - www.mundosustentavel.com.br

Jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental, pela COPPE/UFRJ, onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, autor dos livros “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" (Ed. Globo, 2012); "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Ed. Globo, 2005), “Espiritismo e Ecologia” (Ed. FEB, 2009) e  "Viver é a Melhor Opção - A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo" (Ed. Correio Fraterno, 2015); Coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI" (Ed. Sextante, 2003). Durante 16 anos, foi âncora e repórter do Jornal das Dez, da GloboNews. Desde abril de 2012, vem atuando como repórter da TV Globo. Durante 3 anos, foi colunista do Jornal da Globo, onde apresentou o quadro “Sustentável”, com séries especiais gravadas na China, na Alemanha, e em várias partes do País. É editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da GloboNews, comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro. 


 

Jorge Alberto Elarrat Canto

Engenheiro eletrônico, iniciou no movimento espírita do Pará, em 1980, no grupo de jovens, exercendo atividades de evangelização infanto-juvenil em centros espíritas e na federativa estadual. Em 1987, transferiu-se para Rondônia, onde passou a atuar no movimento federativo estadual, nos centros espíritas da capital, na área de estudos e palestras. É primeiro secretário da FERO e expositor espírita no Estado de Rondônia e em outros estados e eventos nacionais.


Leonardo Machado Tavares - www.leonardomachado.com.br

Trabalhador da Federação Espírita Pernambucana. Palestrante espírita, desde os 17 anos, e autor de três livros: o primeiro, em 2007, com o título “Quando a Terra imita os céus” e os dois últimos, sobre Sócrates, intitulados “A Sabedoria de Sócrates e o Cristianismo Redivivo”, em 2008, pela IDE e “Os últimos dias do sábio”, em 2013, pela FERGS). Para este ano, estamos aguardando ainda mais. Estudou muitos anos no Conservatório Pernambucano de Música e compõe músicas, sobretudo eruditas, como sinfonias e poemas sinfônicos. Já lançou 5 CD, desde 2006. Colabora com a Federação Espírita Pernambucana e com a Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco. Toda a renda de suas obras é revertida para trabalhos sociais. Profissionalmente, é médico psiquiatra e psicoterapeuta, com Graduação em medicina, pela Universidade de Pernambuco (UPE), e Residência Médica em psiquiatria, pelo SES-PE/Hospital Ulysses Pernambucano (HUP). É Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Doutorando em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, pela UFPE. Professor Assistente 1, do Departamento de Neuropsiquiatria, da UFPE. Preceptor da Residência Médica de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas (HC) - UFPE. Áreas de interesse: Bem-estar subjetivo; Neurociência, Personalidade e Comportamento; Primeiro episódio psicótico (PEP); Psicologia médica. 


Orson Peter Carrara - orsonpetercarrara.blogspot.com

Natural de Mineiros do Tietê, reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana, há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África, para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 16 livros, preside o Instituto Cairbar Schutel, que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org, e seu trabalho está disponível no blog. 

Mais Sobre Opinião

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual

Vagalumes nas trevas

Vagalumes nas trevas

Mas as trevas não são absolutas: há estrelas, há vagalumes, há réstias de luz