Sexta-feira, 21 de agosto de 2015 - 19h44
A noite de abertura do II Congresso de Medicina, realizado em Porto Velho, na última quarta-feira (19), através da Semana Científica do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), foi marcada pela homenagem dedicada ao médico e cientista Dr. Luiz Hidelbrando Pereira da Silva.
O vice-presidente do Cremero Dr. Cleiton Bach deu boas vindas aos participantes, agradecendo a presença de todos. Cleiton destacou a relevância de eventos como o Congresso de Medicina que têm por objetivo a complementação do currículo dos acadêmicos e a reciclagem de médicos e profissionais de saúde de Porto Velho.
O médico Dr. Mauro Tadda, amigo pessoal do cientista homenageado, fez uma breve apresentação da história do médico, considerado um dos principais pesquisadores de doenças tropicais do mundo.
Dr. Hidelbrando atuou por quase 30 anos no Instituto Pasteur, em Paris, uma das mais tradicionais instituições de pesquisa em saúde e foi pesquisador e diretor idealizador do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Porto Velho.
O cientista, que faleceu no dia 24 de setembro de 2014, aos 86 anos, era professor emérito da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e autor de 80 trabalhos científicos publicados sobre a malária e mais de 150 pesquisas sobre outras patologias.
De acordo com o Dr. Mauro Tadda, o corpo do amigo foi cremado em São Paulo e nesta semana a família esteve em Porto Velho onde lançou as cinzas do cientista nas águas do Rio Madeira.
No decorrer do evento, palestraram ainda os médicos Dr. Valter Garcia Duro que abordou os temas “Morte Encefálica” e a “Situação do Receptor” e Dr. Joel Andrade, que palestrou sobre a “Manutenção do Potencial Doador”.
Fonte: Renato Pereira
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

As campanhas eleitorais já começaram. Começaram e continuarão como sempre começam e continuam. De repente, num passe de mágica, políticos cuja históri

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional
Como o globalismo liberal e as migrações transnacionais desafiam o modelo constitucional do Estado-nação.... As vagas migratórias contemporâneas dif

O MP-RO e a sociedade Por Valdemir Caldas
Hoje, deixo de lado a seara política, com seus vícios e mazelas condenáveis, para destacar a atuação proficiente do Ministério Público de Rondônia (
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)