Segunda-feira, 20 de maio de 2013 - 16h57
Que o marketing de guerrilha consiste em desenvolver ações de alto impacto ao ponto de gerar mídia espontânea, dona Maria já sabia. Que se cria ações de marketing com baixo custo e alto impacto, dona Maria sabia. Que era imprescindível desenvolver estratégias fantásticas, dona Maria sabia. Agora, o que dona Maria não sabia e muito gostaria de saber são as técnicas de marketing de guerrilha. Fique calma, dona Maria, as técnicas, as ações de marketing de guerrilha são:
Arte Urbana: sãoformas básicas de comunicação que capturam a atenção das pessoas nas ruas, tais como painéis ou pinturas tipo pichação nos muros;
Ambush marketing/marketing de emboscada: misturam-se equipes para interagirem nos ambientes onde o público-alvo está;
Evento/patrocínio: eventos e patrocínios focados no público-alvo são desenvolvidos ou localizados para a marca ter forte apelo;
Marketing Invisível: As pessoas são expostas ou interagem com uma ideia, marca ou produto sem perceber que se trata de uma experiência de comunicação. Pode se dar: (a) on-line:monitoramento e interação em fóruns e comunidades on-line; e (b) off-line: interação casual e fluida com o público-alvo;
Performance: por meio de ações de corpo-a-corpo, shows relâmpagos, teatro de rua, instalações e passeatas a mensagem é transmitida. Como exemplo uma ducha tipo uma máquina de refrigerante nas praias, uma projeção com animação em um prédio histórico;
Propaganda de Guerrilha: utiliza-se a mídia tradicional de modo inovador ou, ainda, cria-se meios de comunicação novos, tais como moedas adesivadas no verso lançadas no chão de ruas próximas ao negócio com uma mensagem relacionada ao baixo preço;
PR Stunt: ativa-se a assessoria de imprensa desde o início do processo potencializando o impacto das ações desenvolvidas;
Web/viral: são ações online fortes ao ponto do internauta passar adiante, tais como hotsites, blogs, podcasts e e-mails virais; e
Fura-secretária: ações cujo intuito é passar pelo filtro da secretária ao ponto da informação chegar à mesa dos executivos.
De posse destas informações, dona Maria poderá muito bem desenvolver uma ação com mais resultados que a tradicional panfletagem feita nas esquinas da cidade.
Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).
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