Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Se é Vai Quem Quer, eu quero!


Se é Vai Quem Quer, eu quero!  - Gente de Opinião

Tá, reconheço que o desfile da BVQQ causa um quiprocó no trânsito, exige um forte aparato policial e a irreverência de muitos foliões escandaliza os que não gostam da folia de momo. 

Agora, o lado positivo só enxerga quem admite que cultura popular é algo que se estabelece com um forte laço histórico entre o povo e seus costumes. E, convenhamos, um Bloco que conserva a participação ativa de uma multidão por 34 anos, gostem ou não, revela tradição, valor que deve ser transmitido de geração pra geração. Justamente por se estabelecer a partir de costumes e tradições é que a BVQQ é cultura popular. Do povo, para o povo. 

Compreendo perfeitamente que alguns, motivados por razões, sobretudo religiosas, não apreciem manifestações populares como o carnaval. Admito que compreendo, mas considero ignorância desprezar o valor cultural que essa festa carrega, marca profunda e inquestionável da identidade do brasileiro. Repito, gostem ou não.

Participa quem quer. Simples assim.

Pra inibir confusão no trânsito e excessos sob vários sentidos, temos que proibir as comemorações nas ruas durante a Copa e em todos os demais campeonatos, a marcha pra Cristo que arrasta também uma multidão, os protestos pacíficos, enfim, o povo de se manifestar na tristeza ou na alegria. 

O que defendo não é a festa de particular, sem qualquer característica de tradição, bancada com recursos públicos e forte apelo aos produtos dos meios de comunicação que há muito vêm depreciando o verdadeiro sentido do carnaval popular. O que defendo é a preservação dos movimentos culturais que identificam o povo através da dança, música, folclore, crenças, hábitos e costumes. 

A BVQQ com suas marchinhas próprias com forte ligação com a história da cidade, irreverência e poder aglutinador é tradição e arte popular. É essa força que vai garantir o desfile e ainda promover um bem maior, o gesto de solidariedade aos atingidos pela enchente. Uma tonelada de alimentos já foi arrecadada e uma carreta deve ser entregue após a folia momesca. 

Será um desfile histórico, pela louvável iniciativa e pela bravura em resistir pra salvar a tradição. Parabéns Siça Andrade Sicilia! Você agrega mais valor ainda a BVQQ com esse gesto e a aproxima ainda mais do povo.

Fonte: Luciana Oliveira

Mais Sobre Opinião

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o

O recado das urnas

O recado das urnas

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de