Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 00h01
.jpg)
Tá, reconheço que o desfile da BVQQ causa um quiprocó no trânsito, exige um forte aparato policial e a irreverência de muitos foliões escandaliza os que não gostam da folia de momo.
Agora, o lado positivo só enxerga quem admite que cultura popular é algo que se estabelece com um forte laço histórico entre o povo e seus costumes. E, convenhamos, um Bloco que conserva a participação ativa de uma multidão por 34 anos, gostem ou não, revela tradição, valor que deve ser transmitido de geração pra geração. Justamente por se estabelecer a partir de costumes e tradições é que a BVQQ é cultura popular. Do povo, para o povo.
Compreendo perfeitamente que alguns, motivados por razões, sobretudo religiosas, não apreciem manifestações populares como o carnaval. Admito que compreendo, mas considero ignorância desprezar o valor cultural que essa festa carrega, marca profunda e inquestionável da identidade do brasileiro. Repito, gostem ou não.
Participa quem quer. Simples assim.
Pra inibir confusão no trânsito e excessos sob vários sentidos, temos que proibir as comemorações nas ruas durante a Copa e em todos os demais campeonatos, a marcha pra Cristo que arrasta também uma multidão, os protestos pacíficos, enfim, o povo de se manifestar na tristeza ou na alegria.
O que defendo não é a festa de particular, sem qualquer característica de tradição, bancada com recursos públicos e forte apelo aos produtos dos meios de comunicação que há muito vêm depreciando o verdadeiro sentido do carnaval popular. O que defendo é a preservação dos movimentos culturais que identificam o povo através da dança, música, folclore, crenças, hábitos e costumes.
A BVQQ com suas marchinhas próprias com forte ligação com a história da cidade, irreverência e poder aglutinador é tradição e arte popular. É essa força que vai garantir o desfile e ainda promover um bem maior, o gesto de solidariedade aos atingidos pela enchente. Uma tonelada de alimentos já foi arrecadada e uma carreta deve ser entregue após a folia momesca.
Será um desfile histórico, pela louvável iniciativa e pela bravura em resistir pra salvar a tradição. Parabéns Siça Andrade Sicilia! Você agrega mais valor ainda a BVQQ com esse gesto e a aproxima ainda mais do povo.
Fonte: Luciana Oliveira
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A política do tempo dos coronéis
Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem. Não se pode negar que Léo Moraes es

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo
O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)