Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Se é Vai Quem Quer, eu quero!


Se é Vai Quem Quer, eu quero!  - Gente de Opinião

Tá, reconheço que o desfile da BVQQ causa um quiprocó no trânsito, exige um forte aparato policial e a irreverência de muitos foliões escandaliza os que não gostam da folia de momo. 

Agora, o lado positivo só enxerga quem admite que cultura popular é algo que se estabelece com um forte laço histórico entre o povo e seus costumes. E, convenhamos, um Bloco que conserva a participação ativa de uma multidão por 34 anos, gostem ou não, revela tradição, valor que deve ser transmitido de geração pra geração. Justamente por se estabelecer a partir de costumes e tradições é que a BVQQ é cultura popular. Do povo, para o povo. 

Compreendo perfeitamente que alguns, motivados por razões, sobretudo religiosas, não apreciem manifestações populares como o carnaval. Admito que compreendo, mas considero ignorância desprezar o valor cultural que essa festa carrega, marca profunda e inquestionável da identidade do brasileiro. Repito, gostem ou não.

Participa quem quer. Simples assim.

Pra inibir confusão no trânsito e excessos sob vários sentidos, temos que proibir as comemorações nas ruas durante a Copa e em todos os demais campeonatos, a marcha pra Cristo que arrasta também uma multidão, os protestos pacíficos, enfim, o povo de se manifestar na tristeza ou na alegria. 

O que defendo não é a festa de particular, sem qualquer característica de tradição, bancada com recursos públicos e forte apelo aos produtos dos meios de comunicação que há muito vêm depreciando o verdadeiro sentido do carnaval popular. O que defendo é a preservação dos movimentos culturais que identificam o povo através da dança, música, folclore, crenças, hábitos e costumes. 

A BVQQ com suas marchinhas próprias com forte ligação com a história da cidade, irreverência e poder aglutinador é tradição e arte popular. É essa força que vai garantir o desfile e ainda promover um bem maior, o gesto de solidariedade aos atingidos pela enchente. Uma tonelada de alimentos já foi arrecadada e uma carreta deve ser entregue após a folia momesca. 

Será um desfile histórico, pela louvável iniciativa e pela bravura em resistir pra salvar a tradição. Parabéns Siça Andrade Sicilia! Você agrega mais valor ainda a BVQQ com esse gesto e a aproxima ainda mais do povo.

Fonte: Luciana Oliveira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Onde há fumaça, há fogo

Onde há fumaça, há fogo

Circulou em um grupo de WhatsApp de aposentados da Câmara Municipal de Porto Velho que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (G

Autismo e educação: escola regular ou especial?

Autismo e educação: escola regular ou especial?

O dia 2 de abril é celebrado mundialmente como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mai

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

Punir não basta: o Brasil endurece as leis, mas o problema é mais profundo.Novas medidas contra a violência e humilhação de mulheres são necessárias

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

Apesar de a democracia está plenamente consolidada no Brasil, parcela significativa da população não confia nas nossas principais instituições. O Co

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)