Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

SBT, Gazeta e RedeTV! também fazem demissões em massa


Gente de Opinião

Por Altamiro Borges, em seu blog

A crise da mídia tradicional, decorrente do caos econômico (que ela tenta esconder), da explosão da internet e da sua própria perda de credibilidade, continua produzindo vítimas entre os trabalhadores. Ela já não atinge mais apenas jornais e revistas – muitos que já fecharam ou outros que estão próximos da falência, com quedas de tiragem e sumiço de anunciantes. Agora a crise impacta com força as poderosas emissoras de televisão. Nos últimos dias, SBT, Gazeta e RedeTV! botaram para ferrar contra centenas de profissionais, anunciando demissões em massa, extinção de programas e cortes de direitos.

Segundo matéria de Keila Jimenez postada nesta terça-feira (14), “o SBT iniciou um grande processo de restruturação que envolve corte de gastos e a demissão de quase 200 funcionários. E as dispensas atingem em cheio o departamento artístico. Nesta segunda-feira, 13 de novembro, Carlinhos Aguiar recebeu a triste notícia de que não faz mais parte do cast da emissora, após 30 anos de casa. Ele foi dispensado e chegou a ir atrás de Silvio Santos no cabeleireiro Jassa para tentar reverter a demissão. Mas nada pode ser feito. Carlinhos fazia parte da equipe do ‘Programa Silvio Santos’, que terá mais baixas. As demissões também vão afetar elenco e produção de programas como ‘A Praça É Nossa’, ‘Eliana’, ‘Fofocalizando’ e o jornalismo da emissora. O ‘Programa Raul Gil’ e o ‘Domingo Legal’ podem acabar”.

Já Mauricio Stycer informa que “no esforço de reduzir custos em um ano ruim, a TV Gazeta, em São Paulo, decidiu terceirizar a produção do ‘Gazeta Shopping’, tradicional programa de ofertas comerciais, exibido de segunda a domingo em variados horários. Com a decisão, cerca de 40 funcionários estão sendo demitidos. A terceirização causou indignação interna não apenas pelas demissões, mas pelo fato de que o acordo com a produtora independente que vai realizar o programa inclui a cessão das câmeras da Gazeta... A TV Gazeta é gerida pela Fundação Cásper Líbero, que é também responsável pela gestão das rádios Gazeta AM e FM, o site ‘Gazeta Esportiva.net’ e a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero”.

Por último, em mais este calvário de péssimas notícias para a mídia tradicional, o jornalista Ricardo Feltrin noticiou na semana passada que a RedeTV! passa por um período de enormes dificuldades. Até “celebridades” da emissora estão sendo atingidas. “É o fim (temporário) de uma era: a do colunismo social televisivo. Seu maior expoente sai do ar no próximo mês, quando seu contrato vence com a RedeTV. A emissora não vai renová-lo, segundo esta coluna apurou. O ‘Programa Amaury Jr.’ deixa a grade da RedeTV! após 15 anos ininterruptos no ar. A notícia pegou de surpresa o apresentador”. Ele se reuniu com os chefões da empresa, Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho para discutir a situação. “Extra-oficialmente a emissora considera que o programa já cumpriu seu papel, mas a realidade envolve a crise econômica e os investimentos cada vez menores por parte de anunciantes”.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu

O Brasil pertence aos ricos

O Brasil pertence aos ricos

Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)