Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

SANGUE: Fhemeron dá plantão para ter estoque


 
Lúcio Albuquerque, repórter

Todos os hemocentros do sistema da Fundação Hemeron estarão funcionando neste sábado, entre as 8 e 12 horas, para receber mais doadores de sangue, visando reforçar os estoques que, conforme informação do órgão, estão em baixa e precisam ser renovados.Gente de Opinião

Mensalmente só o Fhemeron em Porto Velho produz 1.500 bolsas de sangu e derivados, absorvidas pela demanda local ou, quando há necessidade, com o envio a outros municípios, mesmo àqueles que tenham hemocentros funcionando (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Rolim de Moura).

O envio, conforme o Serviço Social do Hemeron, é feito de forma totalmente segura, usando para isso veículos aptos ao transportes, com as bolsas colocadas em ambientes apropriados sem qualquer perigo de haver um dano ao produto.

Todas as pessoas que se apresentam para doar sangue – não há qualquer pagamento por isso – passam por uma espécie de entrevista, o material doado é submeteido a várias análises antes de ser considerado em condições para a doação que atende tanto a rede pública de saúde quanto a particular, incluindo o Hospital do Exército.

O candidato a doador deve atentar para algumas condições básicas: estar saudável, ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12h. Doadores de 18 a 69 anos devem pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento de identificação com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais ou do responsável legal.

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual