Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

TCE-RO disponibiliza à sociedade Infraestrutura de Dados Espaciais


TCE-RO disponibiliza à sociedade Infraestrutura de Dados Espaciais  - Gente de Opinião

Já está à disposição da gestão pública e, principalmente, da sociedade a nova Infraestrutura de Dados Espaciais do Tribunal de Contas, chamada TCGEO RO. Trata-se de ferramenta importante para a tomada de decisões em assuntos, como meio ambiente, educação, saúde, infraestrutura, entre outros.  

Todos esses aspectos foram ressaltados nos pronunciamentos e apresentações feitos durante o evento de lançamento do TCGEO, realizado na manhã desta quinta-feira (14/9), no auditório do TCE-RO, em Porto Velho, com a presença de autoridades e representantes de poderes e órgãos públicos de Rondônia e outros estados, como o vizinho Acre.  

Abrindo os trabalhos, o presidente do Tribunal, conselheiro Paulo Curi Neto, citou a importância da governança de dados na atualidade para o serviço público e, nesse contexto, da criação e lançamento da nova Infraestrutura de Dados Espaciais. “É uma ferramenta importantíssima para a questão ambiental, por tudo o que envolve essa temática, mas também outras áreas, como a própria educação, que pode se valer do TCGEO RO”, acrescentou.  

Outro ponto destacado pelo presidente foi o modo colaborativo com que a ferramenta foi construída e agora disponibilizada. “Em momento algum o Tribunal quer concorrer com os parceiros, mas, sim, colaborar. Tanto que essas informações serão disponibilizadas a todos, inclusive, para municiá-los na tomada da melhor decisão possível em questões diversas”, disse.  

Presente ao evento, o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Miguel Mônico, estudioso de temáticas envolvendo a proteção do meio ambiente, enalteceu a importância do evento e da preocupação do TCE em contribuir para quantificar os danos ambientais, em razão das consequências que isso traz para a questão climática, como se observa em catástrofes naturais recentes no Brasil e no mundo.  

Coordenador geral do Profaz, ação de governança multinível que, no TCE, envolve o eixo estratégico relativo às políticas públicas visando ao desenvolvimento regional sustentável, o conselheiro-substituto Francisco Júnior falou da importância do TCGEO para o suporte a diretrizes do programa.  

“Temos em curso quatro ações em que a Infraestrutura de Dados Especiais será fundamental: a criação de um ambiente intersetorial de governança; a regularização fundiária; o processo de comando e controle ambiental; e a normatização dos ativos ambientais”, explicou. 

 

PIONEIRISMO  

Representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o vice-presidente da entidade, conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), buscou valorizar o pioneirismo do TCE rondoniense ao disponibilizar essa nova ferramenta.  

“Em nome da Atricon, parabenizo o TCE de Rondônia por ser o primeiro Tribunal de Contas a disponibilizar aos órgãos parceiros e à sociedade esse serviço, que permitirá, no contexto de atuação do órgão, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso de dados geoespaciais importantes”, afirmou o vice-presidente da Atricon.  

Ainda no evento, destaque para a apresentação do servidor Charles Vasconcelos, encarregado de proteção de dados (DPO) do órgão, esclarecendo o empenho e a preocupação do TCE-RO com a gestão da segurança da informação e privacidade de dados, incluindo aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), bem como das ações de segurança cibernética. 

 

O QUE É O TCGEO RO  

Coube ao analista técnico do TCE-RO, Luís Fernando Bueno, de grande expertise na área, explicar, em detalhes, a Infraestrutura de Dados Espaciais. Além de permitir a observância das normas e padrões na produção de dados geoespaciais, vai trazer benefícios como a eliminação da duplicidade de ações na obtenção de dados geoespaciais pelo Tribunal e pelos órgãos parceiros e o fortalecimento da governança pública, para ampliar a atuação interinstitucional com base em informações integradas e compartilhadas.  

“Importante lembrar que são todas tecnologias livres, que podem ser compartilhadas com outros Tribunais de Contas”, adiantou o expositor. Ao final, ele ainda abriu espaço para o esclarecimento de dúvidas por parte dos representantes.  

Para conhecer mais sobre a Infraestrutura de Dados Espaciais, acesse este endereço:
https://tcgeo.tcero.tc.br/
..

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia lança Pacto Estadual pela Inovação em movimento conjunto pelo desenvolvimento sustentável

Rondônia lança Pacto Estadual pela Inovação em movimento conjunto pelo desenvolvimento sustentável

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e o Governo de Rondônia, realiza no próximo dia 19

Ecossistemas de inovação ganham força com a participação de Rondônia no ELI Summit 2025

Ecossistemas de inovação ganham força com a participação de Rondônia no ELI Summit 2025

Entre os dias 4 e 6 de novembro, representantes desses territórios participaram do ELI Summit 2025, em Natal (RN) um dos principais encontros nacion

Gente de Opinião conquista o segundo lugar no 7º Prêmio Rita Furtado de Jornalismo com reportagem sobre o tambaqui de Rondônia

Gente de Opinião conquista o segundo lugar no 7º Prêmio Rita Furtado de Jornalismo com reportagem sobre o tambaqui de Rondônia

O site Gente de Opinião conquistou o segundo lugar no 7º Prêmio Rita Furtado de Jornalismo, promovido pelo Grupo Rondovisão, com a matéria “Tambaqui

Natal de Luz 2025 transforma Palácio Rio Madeira em destino turístico imperdível neste fim de ano

Natal de Luz 2025 transforma Palácio Rio Madeira em destino turístico imperdível neste fim de ano

O Palácio Rio Madeira (PRM), sede do governo de Rondônia, transformou-se em um grande ponto turístico natalino com a abertura do Natal de Luz 2025, na

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)