Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Rondônia é 1º lugar da região Norte e o 3º do País no Ranking da Qualidade de Informação Contábil e Fiscal


Ranking estadual compara desempenho dos estados em boas práticas, controle e transparência de informações contábeis e fiscais - Gente de Opinião
Ranking estadual compara desempenho dos estados em boas práticas, controle e transparência de informações contábeis e fiscais

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou na manhã desta quarta-feira (24), o Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal que mede a solidez e qualidade das informações contábeis com  destaque para o Estado de Rondônia que aparece como o único com nota “A” na região Norte do Brasil. No ranking Rondônia ficou na 3ª colocação, atrás apenas de Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Novamente em destaque nacional, o Estado conseguiu obter 91,38 pontos, letra “A”, fazendo valer as ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia na questão da transparência, destacada pelo governador Marcos Rocha.

O Ranking Estadual compara o desempenho dos estados e do Distrito Federal em boas práticas, controle e transparência das informações contábeis e fiscais enviadas ao Tesouro Nacional.

Em comparação à última edição, o ranking 2020 apontou melhoria na divulgação das informações, tendo os municípios aumentado em 10,4% os acertos, enquanto os estados melhoram em 8% o número de informações consideradas corretas.

QUALIDADE DE INFORMAÇÃO

De acordo com os dados, Pernambuco alcançou o 1º lugar do Ranking de Qualidade pelo segundo ano consecutivo, com 92.6 pontos, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 91,47 pontos, e por Rondônia, com 91,38 pontos.

Conforme a Secretaria do Tesouro Nacional, os três estados foram os únicos a receber o conceito Aicf no indicador de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF), novidade introduzida na Edição 2021 do ranking. O ICF atribui notas para o desempenho dos entes com base no percentual de acertos, com cinco níveis que vão de Aicf até Eicf, sendo o maior conceito (Aicf) atribuído a entes que tiveram mais do que 95% das informações avaliadas como corretas e o menor (Eicf) àqueles com conformidade abaixo de 65% nos dados avaliados.

Segundo o gestor da Superintendência de Contabilidade-Geral do Estado, Jurandir Claudio Dadda, “essa nota representa o esforço dos contadores do Governo de Rondônia, da Superintendência de Contabilidade-Geral do Estado e demais Secretarias que ofereceram informações contábeis fiscais corretas com seriedade à Secretaria do Tesouro Nacional”, contou.

É possível conferir o desempenho e a classificação de cada município do país acessando o painel com o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, disponível em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/estados

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Toda linha Mitsubishi com 5 anos de garantia!

Toda linha Mitsubishi com 5 anos de garantia!

Com o mês de novembro chega também uma oportunidade imperdível para quem sonha em ter um Mitsubishi Zero KM na garagem. A Autovema Motors Mitsubishi

Rondônia destaca marcas na Brasil BioMarket e reafirma protagonismo na bioeconomia amazônica

Rondônia destaca marcas na Brasil BioMarket e reafirma protagonismo na bioeconomia amazônica

Com sete pequenos negócios, Rondônia consolida sua presença na loja Brasil BioMarket, idealizada pelo Sebrae, na COP30, como um dos destaques da vit

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

O Sebrae em Rondônia promoveu, na quinta-feira (13), em Porto Velho, o Encontro de Excelência de Credenciados, iniciativa voltada para fortalecer a

Governo de RO lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Governo de RO lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

O  governo de Rondônia continua marcando presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, com o lançamento,

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)