Segunda-feira, 9 de junho de 2025 - 08h10
Com 69,77% das pessoas privadas de liberdade exercendo
atividades laborais, Rondônia alcança a 2ª colocação no ranking nacional. O
dado é da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e se refere ao
segundo semestre de 2024. O resultado reflete a efetividade das políticas
públicas adotadas pelo Governo de Rondônia, sob a liderança do governador
Marcos Rocha, que tem investido fortemente na reintegração social por meio do
trabalho e da educação, “Estamos transformando vidas e construindo um estado mais
seguro, justo e humano. Reeducar por meio do trabalho é garantir oportunidades
e reduzir a reincidência. Acreditamos que todo ser humano é capaz de recomeçar,
e nossos esforços têm mostrado isso na prática”, afirmou o governador Marcos
Rocha.
Política
pública com resultados concretos
A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que atualmente mantém 58 convênios ativos, ofertando 2.216 vagas de trabalho para internos em unidades prisionais. As frentes de atuação vão desde marcenaria até costura, agricultura e serviços urbanos, com impacto direto tanto na recuperação dos reeducandos quanto na melhoria dos espaços públicos.
Ações em destaque
• Produção de móveis: marcenarias instaladas nas unidades prisionais, como em Buritis, fabricam móveis utilizados por instituições públicas.
• Agricultura sustentável: hortas em presídios e na Fazenda Futuro fornecem alimentos para internos e instituições de caridade.
• Costura solidária: oficinas produzem mochilas, uniformes escolares e materiais esportivos por meio do projeto Pintando a Liberdade.
• Artesanato e doações: projetos como o “Pés de Anjos”, em Rolim de Moura, confeccionam sapatinhos para recém-nascidos do hospital municipal.
• Revitalização de espaços públicos: na capital, internos atuam na limpeza e manutenção urbana, em parceria com órgãos estaduais e municipais.
Benefícios da reintegração pelo trabalho
• Redução da reincidência criminal
• Ambiente prisional mais calmo e seguro
• Contribuição financeira para as famílias
• Perspectiva de vida renovada para os reeducandos
Dados confiáveis e monitoramento permanente
O levantamento é realizado por meio do SISDEPEN, sistema oficial que compila informações do sistema prisional em todo o país. Em Rondônia, a coleta e o envio dos dados são coordenados pela Gerência de Informação Penitenciária (GIP) da Sejus.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destaca que os resultados alcançados são fruto de uma política penitenciária séria e comprometida com a transformação de vidas, “Estamos colhendo os frutos de uma gestão que prioriza a dignidade humana e acredita na reintegração social como ferramenta de segurança pública. Não registramos rebeliões desde 2016, o que comprova a eficácia das nossas ações. Quando oferecemos trabalho e oportunidade, tiramos o interno da ociosidade e preparamos sua volta à sociedade com mais responsabilidade e perspectiva de futuro”, finalizou.
Uma palestra, um propósito: TCE-RO vive dia histórico de inspiração e engajamento coletivo
Auditório cheio, olhos atentos e corações tocados. A manhã do dia 30 de julho de 2025 ficará marcada como um ponto de virada na cultura organizaciona
Imersão Pré-COP30 destaca o protagonismo do cooperativismo sustentável em Rondônia
Como parte da mobilização nacional rumo à COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro, em Belém (P
Nota de Esclarecimento sobre ocorrido durante a produção de um longa-metragem em Porto Velho
Com profundo pesar, Conexão Norte Produções e Cena Viva Filmes lamentam a fatalidade ocorrida no domingo (27) durante a produção de um longa-metrage
Governador Marcos Rocha investe na autonomia financeira de rondonienses com o programa Vencer
A capacitação gratuita da população em situação de vulnerabilidade em Rondônia vem sendo fortalecida pelas políticas do governador Marcos Rocha, por