Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Presidente do TCE-RO leva ao Congresso Internacional teoria inédita que une ciência, gestão e propósito


Presidente do TCE-RO leva ao Congresso Internacional teoria inédita que une ciência, gestão e propósito - Gente de Opinião

De Rondônia para o mundo. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Conselheiro Wilber Coimbra, apresentará no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis (SC), uma teoria inédita que propõe uma revolução conceitual na gestão pública: o modelo CHAP (Conhecimento, Habilidade, Atitude e Propósito).

O novo paradigma, de autoria do próprio presidente, amplia a tradicional fórmula do CHA ao inserir o propósito como elemento teleológico (orientado por um fim) e ético da ação institucional, reposicionando o sentido de competência no serviço público.

“Essa metodologia insere um novo paradigma à competência, com a inclusão do pilar ‘Propósito’ à tradicional fórmula CHA e, com isso, evoluindo para o CHAP”, explica o presidente Wilber.

Com sólida trajetória acadêmica e profissional, Wilber Coimbra é Doutor em Ciência Jurídica, Pós-Doutor em Direito, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Especialista em Direito Administrativo e Graduado em Direito. São mais de 32 anos de experiência na Administração Pública, conciliando atuação técnica, gestão estratégica e docência. Desde 2024, preside o TCE-RO, além de ser palestrante e ter atuado como professor universitário por 15 anos.

“A competência finalística aplicável no Tribunal de Contas transforma a gestão de pessoas em um projeto de sentido institucional, no qual o agente público é considerado como sujeito histórico, evolutivo, único, integral e protagonista substancial da mudança”, complementa.

DA TÉCNICA À FINALIDADE

O modelo, que será apresentado na oficina “Do CHA ao CHAP: Competência Teleológica como Paradigma de Governança Democrática”, integra fundamentos da Filosofia, da Educação e da Administração Pública, inspirando-se em pensadores como Aristóteles, Arendt, Paulo Freire e Peter Drucker.

A proposta parte da ideia de que a competência pública só se realiza plenamente quando orientada por propósito e resultados sociais, superando a lógica puramente burocrática e formalista.

No Tribunal de Contas de Rondônia, o CHAP vem sendo aplicado como base teórica e prática de uma nova cultura organizacional, que une ciência, gestão e sentido humano.

“No Tribunal de Contas, o CHAP substitui a lógica burocrática pela lógica de resultado e impacto; torna o controle em instrumento de educação e transformação social; e inaugura uma cultura de liderança servidora, baseada em dados e propósito”, ressalta Coimbra.

A essência da teoria, segundo o autor, está em compreender que a competência pública não se resume a saber, poder ou querer fazer, mas em entender o sentido e a finalidade daquilo que se faz e seu potencial transformador.

Nessa perspectiva, o CHAP reposiciona a gestão e o desenvolvimento de pessoas, promovendo o alinhamento entre o desempenho individual e a missão institucional de transformar a realidade social.

Com a inserção do propósito à tradicional tríade do CHA, o modelo transcende a eficiência individual e se projeta na efetividade social, estabelecendo um novo paradigma para a administração pública contemporânea.

CONTROLE QUE EDUCA, GESTÃO QUE TRANSFORMA

A teoria já inspira práticas concretas na instituição. Programas como o PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e o FGE (Formação de Gestores Escolares) nasceram de auditorias operacionais e se converteram em políticas públicas de aprendizado e governança, evidenciando o que Wilber Coimbra denomina de “controle que educa”: um controle que orienta, previne e transforma, em lugar de apenas fiscalizar.

Para o presidente, aplicar o CHAP na gestão e no desenvolvimento de pessoas significa alinhar competência individual e propósito coletivo, técnica e transcendência, resultado e significado.

“É formar agentes públicos cientes e conscientes de que a sua função não é só auditar contas, mas ampliar horizontes sociais, convertendo o controle externo em instrumento de desenvolvimento humano e, proeminentemente, em cidadania”, destaca.

DE RONDÔNIA PARA O MUNDO

Com a seleção da oficina no IV CITC, Rondônia projeta-se como referência nacional na construção de um controle público com sentido humano.

“Em tal perspectiva, o Tribunal de Contas passa, desse modo, de instituição fiscalizadora para instituição educadora e transformadora, coerente com o ideal de controle externo orientado por sentido humano”, resume o presidente Wilber Coimbra.

O modelo CHAP, nascido da experiência teórico-prática da gestão rondoniense, representa uma das mais inovadoras contribuições brasileiras à administração pública contemporânea. É um paradigma que transforma competência em propósito e gestão em legado social.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha age para defender famílias atingidas por decisão judicial na região da 429

Governador Marcos Rocha age para defender famílias atingidas por decisão judicial na região da 429

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, se manifestou nesta sexta-feira (31) sobre a situação das famílias que estão sendo retiradas de suas terras n

Sebrae participa de sessão solene na ALE pelos 40 anos da OCB em Rondônia

Sebrae participa de sessão solene na ALE pelos 40 anos da OCB em Rondônia

A Organização das Cooperativas Brasileiras em Rondônia (OCB/RO) celebrou, nesta quarta-feira (29), seus 40 anos de história durante uma sessão solen

TCE de Rondônia conquista o 1° lugar no Brasil no Prêmio Innovatio 2025

TCE de Rondônia conquista o 1° lugar no Brasil no Prêmio Innovatio 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) acaba de alcançar um marco inédito em sua história: foi reconhecido como o grande vencedor nacio

Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas

Sebrae RO lança programa nacional Ali Coop para fortalecer cooperativas

A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, seguida por uma reunião do Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)