Domingo, 20 de julho de 2025 - 14h19
O Porto de Porto Velho,
administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph),
completa 50 anos de operação neste 20 de julho. A data marca meio século de
atividade de um terminal que consolidou sua relevância como equipamento
logístico estratégico para o escoamento da produção da região Norte e para a
integração comercial com outros países.
Inaugurado
em 1975, o porto iniciou sua história muito antes como uma instalação voltada
para uso militar. Com o tempo, tornou-se um ponto essencial na rede de
infraestrutura da Amazônia. A transformação veio com a delegação da gestão ao
governo de Rondônia, por meio de convênio firmado em 1997 com o governo
federal. A criação da Soph, no mesmo ano, foi o marco institucional que deu
início a uma nova fase de investimentos, modernizações e ampliação da
capacidade operacional.
Nesse
mesmo período, uma das principais empresas exportadoras de soja e milho do
Norte do país passou a operar como arrendatária no Porto de Porto Velho, em
1997, implantando uma estrutura própria para o escoamento de grãos. A presença
da operadora portuária marcou o início da inserção do terminal na rota de
exportação do agronegócio. A partir dali, consolidou-se como corredor logístico
para o escoamento da produção de Rondônia e de estados vizinhos, com destino a
diversos mercados internacionais.
Ao
longo de cinco décadas, o porto passou de um terminal de alcance regional a uma
plataforma intermodal com papel central na exportação de grãos, peixes, madeira
e importação de fertilizantes. O crescimento do agronegócio, aliado à navegação
pelo rio Madeira, consolidou o Porto de Porto Velho como rota estratégica para
o Arco Norte, viabilizando a conexão com os mercados internacionais por meio
dos rios Amazonas e Solimões.
No
último ano, o porto registrou crescimento de 10% na movimentação de cargas. A
estrutura atual inclui 12.059,1 mil metros quadrados de área de armazenamento
e 875.987,42 mil metros quadrados de área primária alfandegada, rampas
para balsas e terminal graneleiro, além de um cais flutuante com operação o ano
inteiro. Também estão em curso obras de modernização, como a conclusão da nova
sede administrativa, e a ampliação do cais flutuante, equipamento essencial
para o embarque e desembarque durante os períodos de cheia e seca.
RECONHECIMENTO
NACIONAL
Nos
últimos três anos, o Porto de Porto Velho tem sido reconhecido nacionalmente
por sua gestão eficiente e pelos avanços estruturais promovidos pela Soph. Em
2022, conquistou o primeiro lugar na categoria “Avanço” do Prêmio
Portos + Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor),
devido às melhorias operacionais e de infraestrutura. No ano seguinte, ficou em
segundo lugar na categoria “Variação da Margem EBITDA”, indicador que avalia a
rentabilidade e eficiência das operações portuárias. Já em 2024, recebeu o
primeiro lugar na categoria “Conformidade regulatória” no 7º Prêmio ANTAQ, como
reconhecimento pelas boas práticas regulatórias adotadas no quinquênio
2019–2023. Esses prêmios consolidam o terminal como uma referência no setor
portuário da Amazônia.
CENTRO
LOGÍSTICO
A
data também representa um ponto de inflexão. Ao completar 50 anos, o Porto de
Porto Velho busca consolidar-se como centro logístico internacional. A recente
operação-piloto com exportação de pescado para o Peru, por meio dos rios
Madeira, Amazonas e Solimões, evidencia essa nova estratégia de diversificação.
A exportação de produtos refrigerados, minérios e cargas de maior valor
agregado passa a ser prioridade para os próximos anos.
A
partir de 2023, o Porto de Porto Velho avançou na assinatura de quatro novos
contratos operacionais, com foco na ocupação das áreas ainda disponíveis e no
fortalecimento da atividade portuária. A expectativa da Soph é ampliar os
arrendamentos a operadores privados e integrar o terminal a outros modais
logísticos, como a BR-364, o Aeroporto Internacional de Porto Velho e eventuais
rotas de conexão com o Pacífico. A meta é consolidar Rondônia como um hub
logístico estratégico entre o Brasil, a América Andina e os mercados asiáticos.
FUTURO
E COMPETITIVIDADE
O
governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o papel do porto na economia
estadual. “O Porto de Porto Velho é um ativo fundamental para o crescimento de
Rondônia. Os investimentos feitos nos últimos anos reforçam a importância do
terminal na geração de emprego, na atração de empresas e na logística de
exportação.”
Ao
celebrar o cinquentenário, o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, afirma
que o desafio agora é garantir sustentabilidade e competitividade. “O Porto de
Porto Velho completa 50 anos com um legado consolidado e uma agenda estratégica
para o futuro. Nosso foco é atrair novos negócios, ampliar a movimentação de
cargas e fortalecer a integração regional. A história do porto é a história do
desenvolvimento de Rondônia”, ressaltou.
Comemorando
cinco décadas de operação, o porto inicia uma nova etapa, marcada por
planejamento, diversificação e fortalecimento das cadeias produtivas da
Amazônia. A celebração dos 50 anos é também um convite à sociedade para
reconhecer o papel do terminal na construção do futuro econômico da região.
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